fica por aqui: Uma história de Vento Ventania

fica por aqui: Uma história de Vento Ventania

fica por aqui: Uma história de Vento Ventania *****
fica por aqui: Uma história de Vento Ventania Autor: Augusto Alvarenga
Gênero: Drama, LGBT, Jovem Adulto
Ano: 2018
Número de páginas: 98p.
Editora: P.S.: Edições
ISBN: 978.658.077.703-7
Sinopse: “O fim do caminho às vezes é um recomeço. É assim que a vida surpreende Murilo. Prestes a abrir mão de si mesmo, ele se sente desamparado e lidando com problemas que parecem pesados demais para continuar carregando. No topo de uma ponte, ele está no ponto emocional mais baixo que poderia alcançar, quando a rotina de Leandro resolve desviar o rumo e colocar os dois no mesmo trilho. Percebendo a importância de ser presente, Leandro resolve mostrar caminhos alternativos para qualquer destino, tentando despertar em Murilo a esperança de dias melhores, possibilidades e a certeza de uma ajuda brilhante em qualquer céu nublado.” (fonte – capa e sinopse)

“Talvez eu me sinta quase sempre assim, cercado por coisas demais e sem conseguir chegar a um lugar onde eu me sinta bem.”

Comentários: Cinco anos atrás, na véspera do segunda turno das eleições presidenciais, Augusto Alvarenga lançou seu primeiro livro, “Um Amor, Um Café e Nova York”. Foi nesse dia que eu conquistei o coração da “mamãe Alvarenga” por ter chorado HORRORES da hora que vi a foto dele na orelha do livro até o abraço compartilhado após o autógrafo recebido (tem foto aqui!). No ano seguinte, lançamento da continuação, mais lágrimas. Mas, sabe, é difícil não chorar quando você tem o sonho de publicar um livro – agora enfim realizado – e vê um amigo com o mesmo sonho conseguindo isso, principalmente uma completa manteiga derretida como eu!

Um spin off do próximo lançamento do autor, previsto para o ano que vem, fica por aqui se passa na ilha fictícia de Vento Ventania, onde Murilo vive. Aluno da UFVV – Universidade Federal de Vento Ventania, o rapaz sofre de depressão há muitos anos e está prestes a desistir da própria vida quando Leandro, aluno de outro curso na mesma faculdade que sequer conhece, cruza seu caminho, o impedindo de fazer isso sem nem saber o quão certeiro foi o momento em que a vida os colocou no mesmo local, na mesma hora. Os dois iniciam então, meio sem perceber, uma breve jornada rumo ao entendimento da luta contra suicídio através da descoberta do Setembro Amarelo.

De acordo com o Guto, a ideia veio no final de agosto de 2018, quando uma notícia de suicídio ocorrido no Viaduto Santa Tereza, aqui em Belo Horizonte, parou a cidade, literalmente, uma vez que tanto o trânsito da região central quanto a linha de metrô foram comprometidos. Ele ficou pensando, então, sobre o assunto e, vendo o mês de prevenção contra a prática se aproximar, resolveu reescrever aquela história do seu jeito, com outras pessoas, mas dando a ela o final não trágico que merecia ter. O conto foi publicado como ebook na Amazon no mês seguinte, propositalmente, e agora ganhou sua versão física, levemente estendida, mais uma vez como parte desse alerta. O título não se refere apenas a Murilo, e sim a toda pessoa que, por causa de transtornos mentais, cogita ou já cogitou desistir.

Como alguém que o acompanha desde o começo, ou mesmo antes disso, é IMPOSSÍVEL deixar de destacar o quanto sua escrita amadureceu. É claro, meia década se passou desde o primeiro romance publicado, o amadurecimento é esperado, mas nesse caso foi positivamente gritante. A ´trama não é nada leve, mas flui de maneira gostosa, tem seus momentos que soam como poesia, mas sempre de fácil entendimento. É crível, pode estar acontecendo agora mesmo. Apesar da narrativa curta, em 90 páginas, as personagens têm personalidade e falam sobre seus gostos e costume casualmente, como em uma conversa qualquer que temos no nosso cotidiano, mesmo.

fica por aqui: Uma história de Vento Ventania

Como aspecto “negativo”, se podemos dizer assim, tem fato de que o enredo é tão rápido que a gente sente falta de um desfecho mais elaborado. Ele termina causando MUITA curiosidade no que aconteceu dali pra frente, mas isso na verdade não importa, porque a mensagem principal é passada: você não está sozinho, você pode conseguir apoio. Ele não romantiza hora nenhuma a depressão, mas aponta, através dessa dupla fictícia, onde é possível ao leitor ter ajuda contra esse e outros transtornos mentais na vida real, seja para si próprio ou para alguém próximo que precisa.

“Eu não sei quando começou. É muito difícil saber… Ela vem devagar. Ela vai te anulando aos poucos.”

Um aspecto maravilhoso e maior diferencial de todos os livros do autor é, definitivamente, a diagramação. O livro é todo lindo, desde a arte da capa até páginas de troca de mensagem, informações nas bordas e um detalhe pequeno, mas que deixa ainda mais tocante: a diferenciação das duas narrações através de ícones de nuvem, nublado para Murilo e com o Sol saindo para Leandro. Faz todo sentido dentro do contexto! Ele também tem uma playlist no Spotify fácil de achar, só buscar pelo título, com todas as músicas que fazer parte do percurso, direta ou indiretamente. Os detalhes são todos em preto e amarelo, pra destacar bem o fato de ser uma publicação focada numa campanha que tem essa última como cor característica, apenas com um roxo aqui e outro ali criando contraste lindo típico da união de tons complementares…

fica por aqui: Uma história de Vento Ventania

Conheça mais do Augusto no Instagram @instaguto, Twitter @tuiteguto e perfil de autor Skoob. Você pode adquirir o “fica por aqui” como eBook na Amazon Kindle e na versão física direto com o autor. Ele também já publicou, além da trilogia “Um Amor, Um Café e Nova York”, os romances “1 + 1: A Matemática do Amor” junto com Vinicius Grossos, “As Luzes Mais Brilhantes”, e participou de duas antologias com outros escritores. Que venha o próximo!

Amor em Cinco Atos

Amor em Cinco Atos

ler artigo
Lançamento de “Eu te amo, Philip Parker”

Lançamento de “Eu te amo, Philip Parker”

ler artigo
Mamãe Leona: a verdadeira história do Papai Noel

Mamãe Leona: a verdadeira história do Papai Noel

ler artigo

Comente este post!

  • Rafaela Silva

    Como eu ainda não conhecia esse livro? Eu amei a história e precisamos de mais livros nessa temática!
    Sua resenha ficou incrível e só me deu mais vontade de lê-lo.
    ps: a arte é maravilhosa mesmo.

    responder
  • FooDicas

    Foi muito legal conhecer esse livro. *-*
    Que bom que li sua resenha sincera e com essas imagens belíssimas. A arte desse livro é muito bonita. Adorei!

    Volto em breve para conferir as próximas resenhas.
    Beijos,

    FooDicas

    responder
  • Joana Darc

    Oi!
    Eu adorei a dica ? o livro é bem interessante, não conhecia o autor

    responder
  • Lunna Guedes

    Uau, as fotos ficaram incríveis e o livro parece ser bem forte e intenso. Certos temas precisam ser abordados e discutidos. Não conhecia o autor, mas já gostei de saber que ele escreve sobre sua “realidade” ou seja, coisas que acontecem em seu mundo. Acho isso fantástico. Valeu pela dica…

    bacio

    responder
  • Garoto de Outro Planeta

    O livro tem uma edição muito bonita e adorei a caligrafia do autor na dedicatória que ele fez para você :O

    Parece ser uma história bem emocionante e bem atual. Ainda mais depois da polêmica de censura do beijo gay em uma HQ da Marvel e tbm porque estamos no Setembro Amarelo.

    Adorei a sugestão, beijos!

    responder
  • Erica Oliveira

    Primeiro, eu adorei demais a arte do livro, simplesmente maravilhoso! Segundo, como eu ainda não conhecia essa autor e como ainda não li esse livro?!! Fico imaginando vc quando recebeu essa dedicatório no livro. Acho que é uma história super atual, com um toque polêmico (que não deveria ser), mas que talvez por isso chame a atenção da galera. Com certeza entrou na lista das compras 🙂

    responder
  • Sammy

    Aaaa parece ser um livro muito interessante, mas gostei bastante da tematica, e pelas fotos parece possuir um design bem legal também. Não é um dos meus generos favortios mas depois da sua resenha se eu o visse eu com certeza compraria

    responder
  • Ale Helga

    Não conheço o autor. Gostei bastante da premissa…
    Dica anotada…
    Abraços

    responder
  • Lucas

    Não conhecida esse livro, mas pela capa e fotos já vou procurar saber!?

    responder
  • Lucas

    Não conhecida esse livro, mas pela capa e fotos já vou procurar saber!?

    responder
  • Daniel

    Lindas fotos e pela resenha o livro parece bem interessante. Esse assunto vem ganhando volume e na minha opinião, quanto mais instigarmos o assunto melhor 🙂

    responder
  • Amanda Rocha

    Nossa, eu tô encantada!
    Não conhecia o autor, mas achei esse livro de uma sensibilidade sem tamanho. Um tema tão forte e que precisa ser abordado!
    Já vou procurar o conto na Amazon agorinha.

    Beijos,
    Amanda

    responder
  • Cintia

    Olá!
    O livro parece ter uma história interessante, confesso que não o conhecia.
    Boa indicação!
    Abraços

    responder
  • Ana Claudia

    Menina, que história linda! Estou apaixonada daqui! Não conhecia nem o livro e nem o autor, que aliás lhe deixou um recadinho tão fofo! Que parceria singela! Parabéns! Acho que não conhecia seu cantinho ainda, mas digo que adorei! Bjs

    responder
  • Dai Castro

    Eu não fazia ideia que o livro tratava de saúde mental. Acho muito válido a abordagem do assunto em diversas formas, pra trazer a discussão e principalmente a conscientização que pode sim, salvar vidas! Eu que tenho histórico de problemas de depressão na família, e passo por isso embora de forma controlada no momento, já tive muita vergonha de sentir o que sentia, é muito bom a gente se encontrar em um personagem e refletir com ele sobre esses assuntos que sabemos bem o que é sentir na pele!
    Linda realização do seu amigo, e agora sua também com a concretização do seu livro físico, não sei se já te dei os parabéns, mas quero que saiba que te desejo todo o sucesso do mundo! Um beijo!
    Dai castro
    Colorindo Nuvens

    responder