Um Pequeno Favor

Em 13.10.2018   Arquivado em Filmes

Um Pequeno Favor Um Pequeno Favor (A Simple Favor) *****
Elenco: Anna Kendrick, Blake Lively, Rupert Friend, Henry Golding, Ian Ho, Miles Ward, Linda Cardellini, Zach Smadu, Andrew Rannells, Aparna Nancherla
Direção: Paul Feig
Gênero: Thriller, Comédia
Duração: 117 min
Ano: 2018
Classificação: 16 anos
Sinopse: “Stephanie é uma jovem mãe que divide o tempo entre a criação do filho e o trabalho como vlogueira. Quando sua melhor amiga Emily desaparece, ela parte em uma jornada para descobrir a verdade por trás do ocorrido.” Fonte: Filmow (sinopse e pôster).

Comentários: Desde o acidente que matou os principais homens de sua vida, seu irmão e o marido, Stephanie cria o filho sozinha, se dividindo entre isso e um vlog focado em “conteúdo para mães”, como culinária e artesanato. Quando o garoto se aproxima do filho de Emily, com quem estuda, ela acaba vendo nessa mulher misteriosa a possibilidade de ter a melhor amiga que tanto queria. Aos poucos as duas vão se aproximando e revelando à outra seus segredos mais sombrios… Ou pelo menos é o que parece, até o dia em que Emily pede a ela um pequeno favor, que já havia pedido várias vezes: que busque o filho na escola naquela tarde já que, assim como o marido, está viajando. Os dias vão passando e ela percebe então que sua amiga não vai voltar, então resolve convocar suas expectadoras para ajudar na busca e, por conta própria, investigar o que pode ter acontecido, já que percebe que nada naquela história é o que parece…

“Um Pequeno Favor”, baseado no livro homônimo da autora americana Darcey Bell, é um thriller com pitadas de humor que conta a história de duas mulheres MUITO distintas de verdade, sem aquele clichê de “acabam descobrindo o quanto têm em comum”. Enquanto Stephanie (Anna Kendrick) se esforça ao máximo para ser uma boa mãe e se sente culpada dos erros que já cometeu, Emily (Blake Lively) está sempre adicionando novos problemas na sua lista e simplesmente não consegue se afeiçoar às pessoas por causa disso. A maneira como elas se relacionam é sempre assimétrica, com uma sugando e a outra cedendo. Mas o desaparecimento repentino de Emily tem TUDO pra virar esse jogo, através de personagens super complexos e imperfeitos, um enredo envolvente que te deixa com muita vontade de descobrir o final e atores que dão conta do recado perfeitamente… Mas o filme peca tão violentamente no desfecho que tudo o que veio antes se perde e fica difícil acreditar que foi tão ruim assim.

Um Pequeno Favor

Um Pequeno Favor, imagem via Time

À medida que o mistério foi se desenvolvendo eu achei que seria um novo “A Garota do Trem”, que é maravilhoso. Nele mulheres supostamente fracas se descobrem fortes, dando uma aula das consequências do relacionamento abusivo e gaslighting em suas vidas e as unindo por causa disso. Mas esse foi o contrário: todas as personagens femininas foram, aos poucos, se tornando inimigas, sabe? Ele tem várias falhas graves nesse aspecto, como acusações falsas de agressão, por exemplo, que reforça bastante a falta de credibilidade com que nossa sociedade lida com o abuso no cotidiano. No fim das contas a Stephanie se torna a única pessoa suportável na tela, porque todo o resto deixava quem estava na sala de cinema com vontade de largar a sessão e ir embora (pra vocês terem ideia, as pessoas realmente estavam discutindo o filme entre si, detestando mesmo). Fora quem simplesmente some e sua importância nunca é mostrada, com o chefe de Emily, que parece super relevante e depois você se pega pensando qual foi a finalidade de ter colocado aquela figura ali…

Ainda assim seria possível admirá-lo deixando esse ativismo de lado pela trama em si, cheia de reviravoltas e minúcias… Mas os últimos minutos, numa tentativa de continuar dando pitadas de humor que até então funcionavam super bem na atmosfera da história, fica escrachado em um nível que você se sente assistindo uma daquelas sátiras de besteirol americano, meio “Todo Mundo em Pânico”. A tensão se perde completamente, não te diverte como forma de compensar e simplesmente estraga o longa. É mais um daqueles casos onde a gente se pergunta se a adaptação não deu conta do que estava no livro, e uma pena porque tinha potencial para me deixar sem dormir por pelo menos uma noite, pensativa… Fica aí o questionamento se vale a pena ler, ou se é melhor deixar pra lá e partir pro próximo!

Trailer:

Um Pequeno Favor - Em exibição nos cinemas

  • Hellz

    Em 13.10.2018 | Uau!! Deixou 51 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Oi luly!

    Eu já vi os teasers de divulgação desse filme e achei LINDOS! (Aqueles com a cena congelada e apenas um elemento se movendo).
    Confesso também que tô com saudade de ver a Blake em ação! Já está como “quero ver” no meu filmow

    Beijo
    http://www.beinghellz.com.br

    [Reply]

  • Maria Rafaela

    Em 13.10.2018 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Nossa como eu adorei a sua crítica! Mega sincera… eu ainda não tinha visto nada sobre essa adaptação nas redes sociais.. pelo trailer dá vontade de assistir, mas pela sua crítica, parece que não é um bom filme no final das contas… mesmo assim, darei uma chance.

    [Reply]

  • Monica Rocha

    Em 13.10.2018 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Adorei a sua critica! E já estou indo assistir ao filme kkk Eu gosto de filmes em que blogueira e youtuber são profissões, pq as vezes desanima de seguir esse caminho, sabe

    [Reply]

  • Clayci Oliveira

    Em 13.10.2018 | Uau!! Deixou 174 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Sua crítica foi a primeira que li.
    Ainda não assisti, mas quero bastante. Adoro esses thrillers e gostei da proposta desse.

    [Reply]

  • Keila

    Em 13.10.2018 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Blake Lively sempre linda, né? Confesso que não tinha nem ouvido falar do filme, mas gostei. Apesar de você não ter gostado 100% do filme, assisti-lo não vai me matar ahaha
    Adorei, beijos.

    [Reply]

  • Luana Souza

    Em 13.10.2018 | Comentou 12 vezes. | [Citar]

    Já me identifiquei demais com a Emily hehe. Não vi nem menção a esse filme me lugar nenhum, mas parece ser bem legal. Eu amo esse gênero, você já deve saber, e o trailer me deixou bem curiosa. Valeu pela dica 🙂
    Ah, uma coisa meio fútil, mas eu adorei as cores usadas no cartaz *-*

    [Reply]

    Luly Lage Reply:

    As cores das imagens de divulgação realmente são maravilhosas, mas você não é a Emily de jeito nenhum! Você é uma pessoinha incrível e ela uma grande filha da puta, hahahahaha!
    A parte do mistério do filme é beeem legal e vale a pena, a comédia final é que estragou =(

    [Reply]

  • Safira

    Em 13.10.2018 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Nossa, você escreve muito bem! Não conhecia esse filme, mas digo que amo a atriz Anna Kendrick e praticamente todos os filmes que ela faz hahah Parabéns pelo artigo, muito completo, com informações relevantes e ótimas para saber sobre o enredo, e deixar com uma vontade de assistir! Gostei bastante do artigo e o filme parece ser muito bom também 😀

    [Reply]

  • Michelly Melo

    Em 13.10.2018 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    Oii! 🙂
    Eu tinha visto o trailer já faz um bom tempo (eu acho) e tinha achado que seria algo completamente diferente. TInha imaginado algo mais no estilo de “Garota Exemplar” e não tinha imaginado que o humor teria tanto espaço na história, ainda mais por você ter dito que acabou estragando o final. Pela sua resenha, parece que o filme começou bem e foi perdendo o foco. Fiquei curiosa para assistir e entender o que fez o filme perder o rumo.

    Beijos
    http://www.ventodoleste.com.br

    [Reply]

  • Rubyane

    Em 13.10.2018 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    Eu tenho uma raiva quando inserem um personagem que parece ser super relevante e depois esse personagem simplesmente some. Isso aconteceu com uma série que estou assistindo agora (Skam España), quatro episódios depois ainda estou me perguntando qual foi a função daquele personagem x.x
    Já tinha visto o trailer desse filme e ele não tinha chamado a a minha atenção, apesar do elenco. Lendo a sinopse o filme até parece interessante, mas eu sou meio chatinha com filmes e prefiro começar séries novas do que filmes hahaha
    Gostei da sua critica, sincera e gostosa de ler, parabéns!

    [Reply]

  • Lailana Lima Silva

    Em 13.10.2018 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Eu já amei esse filme só de ter a atriz do escolha perfeita. Vou assistir pra ver se é mesmo interessante, por que seu post deixou um gostinho de ansiedade pra assistir.

    [Reply]

  • Carolina Rabelo da Silva

    Em 13.10.2018 | Comentou 5 vezes. | [Citar]

    Desesperada para ver esse filme! Ver a Serena e a Beca juntas, é meu sonho (quem viu Gossip Girl e Escolha Perfeita entendera). Vou convencer o boy a ir no cinema comigo! Beijo e arrasou na resenha!

    [Reply]

  • Monique

    Em 13.10.2018 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Interessante. Eu adoro a atriz e estou de olho para conferir esse filme!

    [Reply]