Remember Universitário: Passei no vestibular, sou a Rainha do Pomar

Em 24.03.2012   Arquivado em Conservação-Restauração

Acho que sou a ÚNICA pessoa que lembra dessa propaganda da Laranja Santal da Parmalat em que eles diziam que virar o suco deles, para a laranja, era passar no vestibular e aí vinha essa música: “Passei no vestibular, sou a rainha do pomar (…) Bom é ser Laranja Santal-tal-tal!!”. Eu NUNCA ESQUECI ISSO! Ficou na minha cabeça até que entre o fim de 2007 e o início de 2008 eu tinha virado uma “humana Santal”: PASSEI NO VESTIBULAR! Aêêêê \o/
Passei em Design Gráfico! Passei na Fumec em 20º e na Uni em 2º no vestibular de vagas “sobrando”. Ganhei minha Lamy da minha madrinha (e da Livinha), tava toda alegre me sentindo futura-designer. Mas não passei na UEMG, que era meu sonho dourado de consumo. Fiquei abalada, olhando meu comprovante de matrícula da Fumec com peso no coração (e no bolso do papai). Eu tava feliz, ia estudar o que eu queria, mas teria que fazer meus pais, que desembolsaram uma pequena fortuna para me dar um Ensino Médio em escolas particulares – ainda que com bolsa -, pagassem pela minha educação de novo.

Aí veio o resultado da 1ª etapa da UFMG. O tal curso era Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Peraí, como é que é? Restauração de Móveis e Imóveis? NÃO! Calma, gente, vou falar de novo… Presta atenção: é Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Aaaaaaaaaaaaaaaah… Mas de onde essa menina tirou isso mesmo?
Ah, sim. Do jornal que avisava que dois anos depois ela poderia mudar de curso e fazer o design que ela queria. Sim, POR ISSO. Não que o jornal tivesse isso escrito, mas saber que em 2010 a UFMG abriria uma turma de Design me fez querer entrar lá. E como uma luva me cai a inscrição num curso bem bacana que tinha aberto o edital depois dos outros. Era o plano ideal.
As provas de 2ª Etapa foram uma tortura. Saber que eu não precisava estar lá se tivesse passado na UEMG fazia com que eu me sentisse muito derrotada. Eu observava aquelas pessoas sentindo que estava roubando a vaga de uma delas. Eu escrevia o que sabia que era certo, porque sou arrogante o suficiente pra não falhar de propósito, mas no fundo eu sabia que queria que aquilo não fosse o suficiente pra encantar os avaliadores.
Mas foi. Eu nunca vou esquecer. Era 25 de janeiro de 2008. Dia do resultado. Aconteceu de manhã cedo e foi exatamente assim:

Mamãe, usando meu computador: “Luly, você ficou em 2º da Uni, agora temos que ver se vão chamar.”
Luly: *meio dormindo* “Tá…”
Mamãe: “Luly, qual o site do vestibular da UFMG?”
Luly: “co-pe-ve-ponto-U-F-M…”
Mamãe: “Entrou!!

Luly…
SAIU O RESULTADO!!”
*clique aqui para ver os aprovados blá-blá-blá*
*carregando* *falha* *F5* *carregando* *falha* *F5* *carregando* *falha* *F5*…
CARREGOU!!
Mamãe: “Luly…”
Luly, já de pé e olhando pra tela: =O

Meu nome estava lá. Em 15º lugar. A mamãe pegou o telefone e ligou pro papai, pra vovó, pras minhas tias, pros meus tios, pros amigos. Me mandou ligar pras minhas amigas que tinham passado. Pras outras amigas. Pro Gugui que deu um BERRO de alegria no telefone. E eu só pensei uma coisa: “QUE DROGA!!!”.
A Amiguinha foi lá em casa, rolou trote com batom LINDO, a gente riu até e depois saímos pra tomar sorvete. Meus primos tiveram a honra do trote também, com canetinha e tudo mais. Papai disse que me daria um presente. Mamãe me prometeu a Princesa Luciana. Todo mundo morrendo de alegria, querendo até fazer festa e churrasco. E eu só conseguia pensar: “QUE DROGA!!!”.

Não que eles não me deram a escolha. Eu pude escolher. Eles sentaram comigo e me garantiram que fariam de tudo que pudessem para que eu me formasse na Fumec, se quisesse. Mas eu via naqueles olharem o orgulhinho de ver a filha estudando na Federal, na Federal onde eles tinham estudado. Eu via o sonho de me ver lá que eles tinham desde que eu nasci se tornando realidade. Eu vi o sacrifício absurdo que eles não podiam fazer em nome daquela mensalidade que me daria o diploma, até então, “dos sonhos”. Eu vi a imagem de cada um dos meus professores e colegas do colégio me reencontrando em breve e me dando um “parabéns” alegre. Eu vi que aquilo que eu não queria, nunca quis, poderia ser bom pra mim. E aí eu fui pra UFMG. Eu escolhi estudar a tal Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Escolhi entrar pra o curso que eu gostava, mas não queria. Escolhi mudar pra design dois anos depois – ó, ilusão. Escolhi dar essa alegria pro papai e pra mamãe que tinham vivido 17 anos pra ME dar alegrias.
Aí eu esbocei um sorriso, entrei no MSN e escrevi na Mensagem Pessoal:
“Passei no vestibular, sou a rainha do pomar”.

Remember Universitário

Esse post é o primeiro de uma série de posts nostálgicos sobre meus 5 anos como universitária. Esses 5 anos acabam no fim de 2012 e só Deus sabe o que vai acontecer depois. Então vale a pena lembrar, porque é com o fim se aproximando que a gente lembra como era bom o início, como foi bom o trajeto!!
Todos os posts aqui.

  • Camilla Müller

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 108 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Oie fofa *-*

    Aw, parabéns por mais essa grande conquista!

    Tem post novinho no meu blog! Bora ir lá ler?

    Bjonas e fique com Deus <3

    [Reply]

  • Lili

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 210 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Bonito o post… Legal saber como tu passou no vestibular… Eu infelizmente passei no vestibular numa fase triste da minha vida (perdi minha vó um dia depois de saber o resultado)… Mas né? Acho que isso de vestibular é uma ilusão, né? Mas e ai? Formatura chegando… Ansiosa????
    Smacks…

    [Reply]

  • Lili

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 210 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Tentei comentar no post da Princesa Luciana, mas não deu… Que lindaaaaaaaaa ela… Cê ainda tem ela????
    :***

    [Reply]

  • Luly

    Em 24.03.2012 | Administradora do blog. | [Citar]

    Lili on March 25, 2012 at 9:58 pm said:

    Tentei comentar no post da Princesa Luciana, mas não deu… Que lindaaaaaaaaa ela… Cê ainda tem ela????
    :***

    É porque o post é da época do Blogger, então os comentários ficam linkados no post, hehe
    Tenho ela sim, é LINDA!! Um dia vou ver se tiro ela do guarda roupas pra “passear”.

    E a formatura… Tô animada sim, mas meio apavorada também, né…

    [Reply]

  • Jéssyka

    Em 24.03.2012 | Comentou 7 vezes. | [Citar]

    Espero daqui a 5 anos tbm estar fazendo uma retrospectiva da minha vida universitária. A primeira deixou muita saudade, vamos ver se essa também vai deixar.
    Uma ótima ideia essa sua!

    Beijo, beijo :*

    [Reply]

  • Dud’s

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 27 comentarios, VIP!! | [Citar]

    oi querida,
    juro que não lembro dessa propaganda hahahah
    Parabéns pela aprovação! As evzes no começo nem tudo sai como a gente esta esperando, mas muitas vezes acabamos vendo que foi o melhor para nós. Comigo era o contrário: eu queria passar na federal, mas a família queria que eu cursasse a particular (pois ser melhor no curso e tudo mais). No fim, tudo acabou dando certo. Boa sorte 😀

    [Reply]

  • drizinha

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 84 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Nem sempre a gente faz um curso que quer … te entendo, é como entendo … terminei a faculdade de história … agora estou tentando terminar a de comunicação … as coisas não tem sido fácil … pensei em desistir várias vezes dos cursos … mas, algo sempre me empurrou pra acabar …

    [Reply]

  • Maíra

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 43 comentarios, VIP!! | [Citar]

    aiaii, que bokm que gostou do post *-* realmente das caricaturas é bem interessante ^^

    nossa, que tragetória! mas é assim, pra termos e chegarmos onde queremos, tem que batalhar e passar por essas e outras 😉

    mas é legal que tenha passado, passar em federal é dificil, mas a gente sabe que é capaz 😉 vou ler com calma esses posts da universidade, porque eu to começando, falta ainda 3 anos pela frente ahuahuahuhau

    boa semana, beijos :*
    parabéns pelo quase término da faculdade e muito sucesso!

    [Reply]

  • Beca

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 70 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Nossa Luly, 5 anos! Eu lembro dessa propaganda, lembro de quando você passou pra esse curso que eu nem sabia que existia. lembro de te perguntar no msn “Hum, você vai restaurar as estátuas do Aleijadinho, tipo isso?”. Lembro que pouco depois passei também pra um curso que eu também não queria e só entrei na faculdade achando que poderia mudar pra Jornalismo, meu grande sonho E hoje eu AMO meu curso! rs foi um erro que deu certo.

    Que delícia ler esse post e lembrar de tudo isso. Melhor ainda é saber que eu pude participar de momentos tão especiais na sua vida. *-*

    [Reply]

  • Renata

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 144 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Não conheço essa propaganda =/
    Sei exatamente essa sensação que você passou. Também passei pra Design Gráfico, mas nunca faculdade particular, aí veio o Inglês na UFPI, curso que eu gosto, mas não sabia se valeria a pena cursar. E, assim como você, pensei muito na questão financeira… Minha vó pagou uma das melhores escolas particulares pra mim, além de pagar todo meu curso de Biomedicina, e agora que é minha mãe que tá bancando tudo pra mim e a situação aqui em casa não tá das melhores, pensei melhor optar pela UFPI! Espero que aconteça comigo o mesmo que aconteceu com você, que está completamente apaixonada pela área!
    ;*

    [Reply]

  • Ser mestre, com carinho « Sweet Luly

    Em 24.03.2012 | Uau!! Deixou 278 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG (a história de como isso aconteceu está nesse post aqui) que eu amava e desde o início já fui vendo com o que me identificava mais, e a tal da […]