Rapidinhas de Março

Em 31.03.2012   Arquivado em Conservação-Restauração, Cotidiano

Só eu que acho março um mês HORROROSO?? Vem logo depois de fevereiro que é lindo e passa rapidinho, e temos que esperar dolorosos 31 dias para chegar abril, tão querido abril com seus feriados.
O que tenho a dizer sobre meu mês foi que começou bonito, teve uma duração medonha de ruim e se fechou bem. Se formos fazer um balanço tá até bom, né??

Rapidinhas de Março

O motivo de ter começado tão lindamente, tãdã-dãdããããã… ESTÁGIO!! Yes!! Já é a terceira vez que começo um estágio desde que entrei na faculdade e esse é muito importante porque estou VOLTANDO pro APM, onde estagiei pela primeira vez. Foi lindo ir andando e vendo as pessoas que eu gosto falando “Você voltou!!” animadas. Esse primeiro mês foi difícil, início de projeto sempre dá problema, mas essa semana resolvemos muita coisa e a partir de 2ª feira agora o laboratório de restauração de lá voltará firme e forte tendo eu e a Marina, que trabalhou comigo no Cecor. É ótimo conhecer gente nova, mas melhor ainda ter as “velhas” pessoas queridas por perto. Tô TÃO feliz, eu me sinto tão bem naquele lugar, desde a 1ª vez que pisei lá para uma visita técnica, espero poder aproveitar muito os próximos meses, e quem sabe além??

Rapidinhas de Março

Falando em Marina, olha que coisa mais-linda-dessa-vida que ela fez pra mim… Um estojo de ferramentas que dá pra amarrar na cintura virando “cinto de utilidades do Batman”, e aí as ferramentas ficam à mão e a mesa de trabalho fica organizada!! Nós temos uma professora que usa o dela assim e é super prático, então ela tá fazendo pra vender, a idéia é incrível.
E o melhor foi o estojo em si, né?? Forro cor-de-rosa, cupcakes fooofos do lado de fora, fitinha de bolinhas e agulheiro em forma de coração. Muito amor puro transbordante, de quem mais poderia ser, tinha que ser MEU né?? Hahaha, esse aí tá mais pra “Cinto de utilidades da BATGIRL”!! Amei demais, ele não é liiindo??

Rapidinhas de Março

E aí que março eu fui de completamente ATOA pra muuito, muuuuuuito ocupada, porque além do estágio que será de 30h, as aulas também estão de volta. Por mais que eu esteja à beira da formatura, com o pezinho lá já, essa é a hora de fazer o que eu tinha deixado pra trás em nome das 20h semanais que separei pros meus estágios. E a mais importante delas a foto retrata fielmente: encadernação. Como vou me formar com o foco na restauração de papel essa é uma que eu já devia ter feito e não posso me formar sem. As aulas são beeem práticas, metódicas e puxadas, mas por ter feito todas as outras de papel eu não me perco em nada. Essa foto aí é da aula em que costuramos os cadernos fazendo uma encadernação tradicional francesa, eu refaria mais bem feitinho, mas a costura em si foi elogiada, então tá ótimo.

Rapidinhas de Março

Outra que eu estou amando fazer é também a única que me faltava no percurso de restauração de escultura – que foi minha 2ª escolha e que eu gosto de muitas coisas nele, apesar de que minha vida mesmo vai ser no papel. A disciplina chama “Prática de Restauração – Escultura” e o próprio nome já diz: são 4 horas seguidas debruçada em cima do castiçal que já venho restaurando nos últimos tempos e minha última chance de dexa-lo bem feito. Pra isso EPI não falta: até lupa de cabeça tô tendo que usar agora porque sem ela não vejo NADA do que estou fazendo.
Além disso pra ninguém reclamar, hehe, taí um momento “Luly Restauradora” pra vocês verem como minhas costas adoooram (cahã) essa profissão que terei em breve, tadinhas.

Rapidinhas de Março

Vamos falar de coisa boa agora, não que o resto foi ruim, mas ainda assim… Lá do lado do APM abriu recentemente essa casa de Milk Shake que é coisa de doido. O que me levou até lá foi o Frozen Yogurt, mas depois que entrei e vi que tinham 151 sabores de Milk Shake resolvi que vou provar um por semana, hahahaha. Esse da foto é de chocomenta e é um pedacinho de paraíso na Terra.

Rapidinhas de Março

Eis que hoje, último dia do mês, chego na Seven para assistir aula e o que encontro por lá?? “19 Anos Depois” na parede e na bancada da recepção. Fiquei toda empolgada e me deu vontade de sair distribuindo os panfletos pra todo mundo, haha. Não cheguei nesse grau de loucura, mas confesso que entreguei alguns para algumas pessoas – e tiiiive que fotografar essa coisa linda.

Rapidinhas de Março

Por fim, mas não menos importante, minha última e muito desejada aquisição: “Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas”, da Júnia Lessa França. Eu sempre quis esse livro, mas como ele é sempre atualizado resolvi deixar pra compra-lo quando “chegasse a hora”. E se comprei significa que a hora chegou e, meus queridos, isso quer dizer uma coisa: TCC à vista!!
Felizmente depois de ter passado o mês inteiro tensa em relação à parte prática agora, na última semana, tudo se resolveu. Tenho obra pra restaurar, tenho orientadora e tenho também MUITO TRABALHO PELA FRENTE!! Mas sobre isso eu vou falando ao longo do ano, porque só acaba em dezembro…

  • Bruh

    Em 31.03.2012 | Comentou 4 vezes. | [Citar]

    Primeira pessoa que conheço que cursa restauração e conservação. Nem sabia que existia uma graduação nisso, apenas cursinhos (extremamente caros). Cheguei a me informar sobre um de livros, mas sem condições.

    Você já fez algum post sobre isso por aqui? Gostaria de ler! Dicas para os leigos!

    Parabéns pelo estágio! Voltar pra onde gostam da gente é sempre bom. Muita sorte nesse próximo mês. :]

    [Reply]

  • Luly

    Em 31.03.2012 | Administradora do blog. | [Citar]

    Bruh on April 1, 2012 at 12:06 am said:

    Primeira pessoa que conheço que cursa restauração e conservação. Nem sabia que existia uma graduação nisso, apenas cursinhos (extremamente caros). Cheguei a me informar sobre um de livros, mas sem condições.

    Você já fez algum post sobre isso por aqui? Gostaria de ler! Dicas para os leigos!

    Parabéns pelo estágio! Voltar pra onde gostam da gente é sempre bom. Muita sorte nesse próximo mês. :]

    Não só um, vários!!
    Estão todos nessa categoria: http://sweetluly.expressorosa.com/category/conservacao-restauracao/
    E agora virão muitos outros ao longo do ano.

    [Reply]

  • Camilla Martins

    Em 31.03.2012 | Uau!! Deixou 108 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Oie Luly, tudo bem?

    Sinceramente? Acho lindo esse trabalho que você faz! Restauração… acho um barato as roupas e apetrechos que você usa e tal, acho isso tão lindo! Mesmo *-* Parabéns por tanta dedicação.

    Tem post novinho no meu blog. Bora conferir?

    Bjonas e fique com Deus <3

    Tenha um ótimo fim de semana!

    [Reply]

  • Poly

    Em 31.03.2012 | Uau!! Deixou 155 comentarios, VIP!! | [Citar]

    que linda a cumadi Luly de restauradora e voltando pro APM *_____*~~~~~
    acho tão legal qdo vc fala do seu curso ^^ pode lotar de posts assim
    Bjuxxxxx

    [Reply]

  • Açu

    Em 31.03.2012 | Comentou 8 vezes. | [Citar]

    Que demais, Luly!!! É realmente muito bom rever pessoas queridas e sentirmos que fizemos falta durante o tempo q estivemos longe!!! =D
    E que legal o tema do seu projeto! Minha mãe fez um curso rápido de restauração de livros e achei fantástico!!! *__*
    Bjinhus e boa sorte na nova correria! ^.~***

    [Reply]

  • Lili

    Em 31.03.2012 | Uau!! Deixou 210 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Que lindoooooooooo o seu “cinto de utilidades”…
    Muito, muito, muitooooooooo fofo…
    Smacks…

    [Reply]

  • Jéssyka

    Em 31.03.2012 | Comentou 7 vezes. | [Citar]

    Até que o meu março passou bem rapidinho!
    E o melhor de tudo, não teve enchentes haha!
    E esse Frozen Yogurt? Tentação total!
    Deve ser legal esse trabalhado de restauração. Vc devia vir aqui pra Niterói, o que tem de estátuas e prédios antigos pedindo socorro, dá até pena ver coisas tão bonitas caindo aos pedaços…
    Beijo, beijo :*

    [Reply]