Por Lugares Incríveis

Em 05.08.2015   Arquivado em Leitura

Por Lugares Incríveis

Por Lugares Incríveis (All The Bright Places) *****
Autor: Jennifer Niven
Gênero: Romance, Drama
Ano: 2015
Número de páginas: 336p.
Editora: Seguinte
Sinopse: “Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.”
(fonte)

Comentários: Senhoras e senhores, eu lhes apresento hoje o meu livro favorito de 2015 até agora, e dificilmente teremos algum outro roubando seu posto, estou apaixonada! Eu ganhei ele de aniversário do Gil, que me disse que escolheu esse presente porque viu muitas indicações de canais que acompanha. O que eu a gente não esperava (ele ao comprar e eu ao ganhar) era que esse é exatamente MEU tipo de livro, parece que foi escrito por mim ou para mim, simplesmente amo por romances/dramas feitos assim, baseados em experiências de vida e muita pesquisa!

A história é narrada pelos dois personagens principais, Theodore Finch e Violet Markey, que eram as duas pessoas com maior improbabilidade de começar qualquer tipo de relacionamento da escola (ela era certinha e popular, ele o cara estranho que ninguém quer por perto) até que se encontram à beira do desespero na torre do sino da escola, decidindo se devem pular dali. Violet está deprimida pela morte de sua irmã, Finch já vive com a depressão e os impulsos suicidas a um tempo, ambos estão na dúvida se querem mesmo fazer aquilo ou não até que a presença do outro impede que qualquer um dos dois faça. A partir daí eles formam uma dupla num trabalho de geografia onde devem conhecer locais interessantes do estado onde vivem e começam suas “andanças”, descobrindo cada vez mais um sobre o outro e sobre si mesmos. Até que chega ao ponto em que, claro, não resistem mais à tensão que há entre eles e transformam aquela amizade inusitada em um romance. Romance lindo, diga-se de passagem! Toda a parte dos dois juntos é incrível, tanto narrada por um quanto pelo outro. O dia que eles finalmente ficam juntos e “decretam Um Dia” – quem ler vai entender – é muito, muito, muito bonito MESMO, eu li várias vezes seguidas de tanto que gostei. É engraçado porque de início pode parecer que a ligação deles é muito mais física do que sentimental, mas depois você vê que não tem como duvidar daquele relacionamento, dá vontade de ver os dois ficando velhinhos juntos e cheios de clichês felizes para sempre.

Mas o livro não é sobre isso… É sobre duas pessoas que, por algum motivo, desistiram de viver e precisam uma da outra para se reerguer. E por mais que eu tenha amado profundamente cada pedaço dele tenho que alertar: não recomendo se você não confia na sua própria estabilidade mental porque é entrar afundo no ponto de vista de dois níveis de depressão diferentes mas, ainda assim, perturbadores em alguns momentos, mesmo quando você já sente o que vem em seguida consegue se surpreender com o que acontece logo depois. Também ajuda a entender a mente e quem pode estar se sentindo na beira do abismo, e com isso possibilita as pessoas a conseguir ajudar quem passa por isso ou aceitar. É livro “de chorar” super, com direito a momentos tristes do início ao fim, mas também de sorrir ao ver todas as coisas podem ser superadas e que tudo pode ter um lado bom, basta você querer! E o principal: ele te ensina que você não precisa apenas sobreviver, tem que VIVER! Isso sem contar que achei a capa uma fofura, e ele tem algumas pouquíssimas ilustrações desse tipo dentro também, muito amor puro! Nota 5/5, 10/10, 100%, total em qualquer escala que vocês quiserem usar!

badge_post_01

  • Renata

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 144 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Que capa linda *-*
    Parece ser aquele tipo de livro q te dá um gás na vida, né? Vc vê que os dois estão prestes a desistir de tudo, mas arrumam forças pra seguir em frente. Colocarei na minha lista de desejos.
    ;*

    [Reply]

  • Cris

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 101 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante :) Tudo bem que preciso de psicológico para ler, talvez não seja o momento para mim, mas irei colocar na lista com certeza! :)
    Voltei com um blog novo :)
    Beijos! =**

    [Reply]

  • hellz

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 39 comentarios, VIP!! | [Citar]

    eu não conhecia o livro, mas confesso que fiquei interessada por esse lance de pesquisar suicídio e tentar pôr algum em prática.
    Não sei se faria meu tipo de leitura, porque não sou muito ligada nesses lances de amizade em literatura, mas eu daria uma chance!

    beijo

    [Reply]

  • Camila Faria

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 111 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Favorito do ano até agora? Que maravilha Luly ~ e a história realmente parece ser uma lindeza. Me interessei!

    [Reply]

  • Thay

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 73 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Li “Por Lugares Incríveis” alguns meses atrás e é realmente um livro muito bonitinho. Não chegou a entrar para minha lista de favoritos, mas com certeza foi uma leitura agradável e cheia de significados. Não esperava muita coisa do enredo quando comecei a ler, mas os dois protagonistas foram me conquistando aos pouquinhos. O final arrancou algumas lagriminhas, e acho que não poderia ter sido diferente – foi perfeito do jeito que deveria ter sido. Beijo, Luly! ?

    [Reply]

  • Os Adoráveis « Sweet Luly

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 272 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] Por Lugares Incríveis […]

  • Top 5: Os melhores livros de 2015 ◂ Sweet Luly

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 272 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] Auggie & Eu – R.J. Palacio 02 – Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven (resenha aqui!) 03 – A Arte de Ser Normal – Lisa Williamson 04 – O Segredo de Brokeback Mountain […]

  • Wishlist 3×3: Livros ◂ Sweet Luly

    Em 05.08.2015 | Uau!! Deixou 272 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] Conheci o trabalho da Jennifer quando li “Por Lugares Incríveis” ano passado (resenha aqui!) e me apaixonei, além de ser exatamente o tipo de coisa que gosto de ler ela é uma FOFA, queria […]