Pequenos Milagres – Grupo Balcão

Em 16.03.2009   Arquivado em Teatro

* Com o fim da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que foi no dia 08, chegou a hora de eu postar sobre a única peça que assisti. Mais ou menos na metade da campanha, ou seja, no início de fevereiro, Tio Márcio me chamou para ir com ele, a namorada e a sogra ao Palácio das Artes assistir uma peça do Grupo Balcão chamada “Pequenos Milagres”. Na verdade são quatro historinhas que foram enviadas pelo público e que funcionam no seguinte esquema: 1ª parte da Historinha 01 – Historinha 02 – 2ª parte da Historinha 01 – Historinha 03 – 3ª parte da Historinha 01 – Historinha 04 – Final da Historinha 01. Parece confuso, mas é BEM LEGAL. Nesse post vou colocar sinopse, opinião e, pra quem quiser, as sinopses das 4 histórias, que vão ficar “escondidinhas”, aí é só clicar em “More…”

Sinopse: “O espetáculo Pequenos Milagres, direção de Paulo de Moraes, é composto por quatro textos selecionados da campanha Conte sua História, que o Grupo Galpão realizou em 2006, especialmente para criar o novo espetáculo.
A campanha alcançou pleno êxito recolhendo cerca de 600 histórias (via cartas e e-mails) provenientes de várias partes do país. Desse total, foram pré-selecionadas, pelos atores, o diretor e o dramaturgo, Maurício Arruda Mendonça, as 50 que mais representavam o cotidiano das pessoas. Após vários workshops, chegou-se às quatro histórias que compõem o texto final da peça.
Segundo Paulo de Moraes, esse conjunto de histórias oferece um olhar teatral singular sobre a vida brasileira. “Um projeto dessa natureza permite discutir questões relevantes, com personagens muito próximos a nós, que revelam os sonhos das pessoas comuns”, diz.
A estréia de Pequenos Milagres marcou o início das comemorações dos 25 anos do Grupo Galpão, em 2007. A estréia aconteceu em Belo Horizonte, no Centro Cultural Galpão Cine Horto e cumpriu turnê pelo Rio de Janeiro, São Paulo e principais Festivais do país.” – retirado do site do Grupo Balcão, acesso em 16/03/2009
Opinião Geral: Eu gostei muuuuuuuito da peça no geral, de tudo mesmo. No início eu me confundi porque não tinha entendido que pararam uma peça e começaram outra, já que os atores são basicamente os mesmo. Mas depois me localizei e amei!! Tem uma hora em que você vê um personagem protagonista da segunda peça como coadjuvante da quarta, conseguem ligar tudo. E tem a questão de ser o Grupo Balcão, eles são simplesmente ótimos. Acho que são eles pro Teatro e o Grupo Corpo pra dança, não tem comparação.


CABEÇA DE CACHORRO: Inspirado no texto homônimo de João Celso dos Santos, recebido durante a campanha Conte sua História. Essa história representa um rito de passagem em que um menino do interior, de apenas onze anos, se vê obrigado a enfrentar os desafios da cidade grande para cumprir uma importante missão que lhe foi confiada por seu pai. Fragmentada em quatro partes, ela é contada como uma aventura ao longo da peça.

O PRACINHA DA FEB: Inspirado no texto (sem título) enviado por Thereza Alvarenga, recebido durante a campanha Conte sua História. Conta a história de um velho expedicionário que re-visita seu passado a partir do olhar de uma jovem enfermeira que trabalha com pessoas da terceira idade.

O VESTIDO: Inspirado no texto Vestido do Desejo, de Maristela de Fátima Carneiro, recebido durante a campanha Conte sua História. Retrata a história de uma mulher que realiza um antigo sonho da adolescência, apresentando a delicadeza do sonho de uma menina.

CASAL NÁUFRAGO: Inspirado em texto anônimo e sem título recebido durante a campanha Conte sua História. Abordagem sobre a vida de um casal cuja relação está há muito tempo desgastada e que, de repente, se vê na iminência de ter todos os seus problemas financeiros resolvidos através do concurso “Show do Milhão”. O texto fala sobre a crueza de duas vidas em que existe pouco espaço para o sonho.

Maiores informações: http://www.grupogalpao.com.br

  • Daninha

    Em 16.03.2009 | Uau!! Deixou 146 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Eu queria tanto ter ido!! Não assisti nem um… ='(
    Mas essa aí parece que foi boa!! Eu te agradeço até hoje por ter ido (eu fiquei lendo Eclipse, lembra?? O maldito livro eterno?? hahaha =D)
    ” Abordagem sobre a vida de um casal cuja relação está há muito tempo desgastada e que, de repente, se vê na iminência de ter todos os seus problemas financeiros resolvidos através do concurso “Show do Milhão”. Amei ?

    [Reply]

  • Daninha

    Em 16.03.2009 | Uau!! Deixou 146 comentarios, VIP!! | [Citar]

    P.s.: I love you!! ?

    [Reply]

  • Manuela

    Em 16.03.2009 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    Nossa, mto interessante, só pela sinopse jah me interessei…vou dar uma olhada no site, vou ver se rola no Rio!!!
    beijos!

    [Reply]

  • Renata

    Em 16.03.2009 | Uau!! Deixou 142 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Faz um bom tempo que eu não assisto a uma peça…
    Gostei muito da sinopse dessa aí, mas acho difícil virem pro Piauí. =(
    Quando você começar seu italiano nós vamos treinar por comentarios! =)
    =***

    [Reply]

  • Raiza

    Em 16.03.2009 | Comentou 3 vezes. | [Citar]

    nossa eu sou apaixonada por teatro…
    pena q infelismente a muito tempo não vejo nenhuma peça,
    meu sonho é ver uma peça do grupo balcão,nos tempos q estou afim d ver uma peça e não posso,procuro ler um livro
    dramaturgo,algo assim…:lol:…=)

    [Reply]

  • Raiza

    Em 16.03.2009 | Comentou 3 vezes. | [Citar]

    ain*…sou apaixonada por teatro,quero ser atriz,vou fazer faculdade de artes cenicas…
    quem sabe um dia posso ir para a tv,meu sonho,jah fiz curso de teatro,não posso fazer por agora mais,pq estudo a tarde,mas procuro por uma oportunidade…:grin:

    [Reply]

  • Raiza

    Em 16.03.2009 | Comentou 3 vezes. | [Citar]

    quem sabe as peças naum podem vim pra minas,quem dera,
    vou ver se entro no site…bye bye,muito bom tah akii
    bjuxx

    [Reply]