Lua Nova, Eclipse, Amanhecer: a Saga Crepúsculo

Em 15.09.2009   Arquivado em Leitura

– Quando eu li e assisti “Crepúsculo” ano passado, fiz um post com sinopses, comentários e etc, tudo MUITO ELEGANTEMENTE. Agora, um tempo depois de ter terminado de ler tudo, estou de volta para falar da série no geral, de maneira nada elegante!! Não vou trazer sinopses, não vou esperar filmes e nem nada. Aliás, quero deixar bem claro que isso aqui é uma crítica NEGATIVA, que não recomendo nenhum dos livros da série e aviso para os fãs maníacos, POR FAVOR, voltarem no próximo post.
E lembrando que é uma opinião puramente pessoal, ninguém me mandou fazer esse post ou muito menos me influenciou no que estou prestes a escrever aqui… Não costumo falar do que não gosto, mas é que virou febre mundial e alguém tem que se manifestar. A Poly fez isso uma vez e agora sou eu!!

– Quantas estrelas o mundo dá para a saga Crepúsculo?? Cinco!! Quantas eu dou?? NENHUMA!! Tá, uma, no máximo, só porque virou febrinha. Quando terminei de ler tudo tentei ver um sentido para aquilo tudo, achei três:
1 – é uma história de vampiros;
2 – é uma história de amor;
3 – é uma influência para seu público alvo, ou seja, MENINAS ADOLESCENTES.
E aí parei pra refletir… É uma PÉSSIMA história de vampiros, uma PÉSSIMA história de amor e um PÉSSIMO exemplo para esse público-alvo!! E não falo isso a toa. Aliás, estou me firmando nesse tripé para poder formular meu post!!


“Crepúsculo” como uma história de vampiros:
Faça-me rir ao chamar isso de vampiros… VAMPIROS que não sugam sangue humano, que saem à luz do dia, que não dormem em caixões, que se relacionam com humanos, que só pensam em prazeres carnais o tempo todo e que ao Sol viram purpurina ao invés de cinzas… Para mim isso não é vampiro. Pelo menos não tudo isso junto.
Aí eu super adorei na história quando aparecia aqueles que chamam “vampiros do mal”. A própria Meyer disse que esse termo é altamente errado, uma vez que eles são os vampiros reais na história.
No início eu amei os Cullen, amei o Edward, amei Alice… Hoje, só amo Rosalie, por odiar o que é!! Faz ela muito bem!!

“Crepúsculo” como uma história de amor:
Mas de qual amor a gente se refere?? Porque toda hora o que nós vemos é OBSESSÃO, e não amor. Todos os casais de vampiros que vemos na história trata-se disso!! Isso de não conseguir viver um sem o outro e não existir possibilidade de um novo amor… Eu sou uma pessoa muito romântica, muito apaixonada… Mas fico até com raiva disso de “ela morreu então que se dane minha família, vou me matar”.
Imprinting é outra coisa que não consengui aceitar. Eu não gostaria que sofressem com isso em relação a mim. Um dia você namora um cara e no dia seguinte tem que aturar sua prima-quase-irmã sendo a única razão da vida dele. Adultos “cultivando” bebês para ficar com eles uns anos depois. No meu mundo isso se chama pedofilia!!
E aí vem o triângulo amoroso… Edward, como eu já disse, é obsecado pela Bella. De forma doentia. Ela não é livre nem para amar outra pessoa, por causa dessa devoção dele em relação a ela.
Bella NÃO ama o Edward. Ou até ama, mas quem é o “amor real” dela?? Ela se apaixonou pelo mistério que envolvia Edward, pela beleza, pelo fato de que todas o queriam e ele só queria ela. Mas quem a Bella ama de verdade, ama pelo que é, ama por ter ficado ao lado dela desde sempre é o Jacob!! Ele é o “Sol” dela: aquilo que ela mais sentia falta na sua antiga vida.
E Jacob não ama a Bella também não. Ninguém que ama prefere ver o outro morto do que ver com outra pessoa!!

“Crepúsculo” como uma história para adolescentes:
Pra mim essa é a pior parte. Quando você tem 12, 13, 14 anos esse tipo de coisa afeta demais. Posso dizer por mim, que chorava quando surgia o mínimo rumor de alguma namorada do Daniel Radcliffe!! Uma garota dessa idade, sonhando com o amor ideal, descobre Edward Cullen. PIOR: descobre Edward Cullen através dos olhos da Bella que, cá entre nós, é uma bobona!!
O cara que consegue ser lindo, talentoso, inteligente, rico… Tudo ao mesmo tempo!! O cara que tem aquela idéia de castidade e pureza tão fixos… E ela, uma garota desesperada, que se acha madura, que faz questão de tenta-lo o tempo inteiro para conseguir dormir com ele… E ele recusa!!
No primeiro livro essa parte nem me incomoda, porque mostra o primeiro amor dela e tudo mais. Nos dois livros seguintes, começa a ficar meio “feio”, ela deseperada por ele, mas mantendo a inocência. Mas Amanhecer me deixou até nervosa… Cenas de sexo selvagem, onde ela se sente bem sendo machucada todas as noites, tudo isso na cabeça de uma adolescente?? Achei absurdo!!
A Bella é toda errada. Prefere viver às custas do sogro a ir para uma universidade. Prefere ficar com o cara que considera bonito por fora do que ficar com o que é bom por dentro. Fica em depressão profunda quando termina com o namorado. E tem toda aquela história de uma garota preferir morrer pelo namorado, mesmo abandonando toda a família e amigos, do que viver normalmente. Graaaaaaande exemplo!!

– Sério, nada de mais Stephanie Meyer pra mim!! Tô pensando em nem ler Midnight Sun. Acredito que ela escreva bem, aliás, se não escrevesse não estaria ganhando dinheiro do jeito que tá. Mas se a obra principal dela é assim, fico até com medo das próximas!!
E assistir aos filmes com minha irmã do lado nunca mais, também!! Não aguento ataquezinho histérico de fã em cada fala de Robert Pattinson. Ele é lindo, com sotaque lindo, eu sei, mas não é O MAIS LINDO, muito menos o melhor personagem do mundo. E tem muito filme inglês BOM onde a gente pode ouvir sotaques mais fortes ainda!!

  • Poly

    Em 15.09.2009 | Uau!! Deixou 156 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Uhhhh!
    Bem vinda ao clube!!
    huiahuiahuia
    É assim, um livrinho bestinha p/ vc ler qdo não tem nada de melhor pra fazer na vida, numa tarde de verão CHUVOSA, qdo todos os seus amigos estão fora da cidade, a internet só cai por causa da chuva e na tv só tem o Faustão falando asneira.
    Não acrescenta nada de útil, não tem emoção, não tem romance, é tudo mto forçado e não me convenceu mesmo.
    E olha que eu adoro livro/filme besta de adolescente com historinhas água com açúcar. Então acho que o problema não é comigo haha.
    Mas a mulher escreve bem mesmo, eu li em inglês os livros e tive um contado ainda mais direto com ela. Aliás, quem quiser ler, é bom que faça isso em inglês, espanhol, italiano ou francês, pq aí aprimora alguma coisa no 2°, 3° ou 4° idioma
    E chega de falar mal antes que as crepusculetes venham me colocar na fogueira.

    [Reply]

  • Manu

    Em 15.09.2009 | Comentou 12 vezes. | [Citar]

    Meu Deus, eu achei que era a única no mundo que não suporta aquilo!
    Sempre achei que se for pra ser história de vampiro misturado com ‘vampiros’ que seja pra adultos, porque quando é fantasia+romance para adolescente normalmente sai um lixo (ex: crepúsculo)

    Meu irmão comprou a coleção inteira da saga, não sei como ele consegue ler aquilo, sério!

    [Reply]

  • Luiza

    Em 15.09.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Até agora, li o Crepúsculo e o Lua Nova. Achei a história bem envolvente, e tal… a Stephenie escreve maravilhosamente bem. Mas essa questão do Edward ficou BEM clara pra mim; eu tenho 16 anos, então um livro desses não me influencia mais, porém se uma pré-adolescente ler isso, vai se alienar na certa, achando que o ideal de garoto é aquele, e que o objetivo amoroso da vida dela é encontrar o seu próprio Edward. Utopia: ninguém é perfeito. Elas vão ser adultas frustradas.
    Já a questão da obsessão, agora que você mencionou, ficou CLARO pra mim. Realmente, é possessividade demais, e não amor. Amor é puro, é lindo, é ver os defeitos e amar a pessoa com todos eles. Muito boa a crítica, de parabéns mesmo. :mrgreen:

    [Reply]

  • Kakazinha

    Em 15.09.2009 | Comentou 9 vezes. | [Citar]

    Oii flor,
    Li só o primeiro livro, mas minha irmã tem todos.
    Não gostei muito, nem do filme.

    Mas tudo bem, rs. Gosto é gosto.

    Beeeijinhos cor-de-rosa

    [Reply]

  • Min

    Em 15.09.2009 | Uau!! Deixou 24 comentarios, VIP!! | [Citar]

    AEEEEEEEEE!
    Apoiada Luly! 😀
    Crepúsculo é máomenos mesmo, rs. xD
    E o Patt pode ser HOT, mas tem gente beeeem mais HOTHOTHOT! 😉 😈
    Saudades!

    [Reply]

  • Daninha

    Em 15.09.2009 | Uau!! Deixou 146 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Eu nunca dou ataque quando o ator aparece ou fala!! Me dá paciência Sistah ¬¬’Cê vai no cinama sim!! Eu vou te levar pelo cabelo =P

    Não falo mais nada sobre o tema do post, pois posso acabar te dando uns supapos =D huhuhu-u!!

    [Reply]

  • Beca

    Em 15.09.2009 | Uau!! Deixou 70 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Vivá!
    Eu ODEIO Crepúsculo *-*
    Aquela histoinha é tão fraca gente! Ta na cara que foi criada pra vender pra adolescentes, não pra fazer sentido (ex: vampiros que virm purpurina, sem sentido total) ou trazer valores morais.
    Desde o começo eu odiei isso, ainda bem que não sou a única! hahaha

    [Reply]

  • Raquel Andrade

    Em 15.09.2009 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    Oi querida…vi seu look la no just lia…ahazuuu…hehehe
    seu blog eh mto lindo..adorei o visual dele…mto bacana…passa no meu blog tbm se der
    douceetamere.blogpot.com
    tentei virar sua seguidora…mas n deu certo aqui
    bjos

    [Reply]

  • Thy

    Em 15.09.2009 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    cada um tem um gosto e devemos respeitar isso, uns gostam outros não!
    minha opinião não vale de nada, não li nenhum desses livros xD

    beijokas =*

    [Reply]

  • Camila

    Em 15.09.2009 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    Bem, cada um possue sua opinião. Eu tenho um vasto conhecimento sobre literatura, sou uma apaixonada pela literatura nacional, principalmente a modernista, sempre criei uma aversão a livros considerados “modas”.Porém, eu quis aprimorar meu inglês, e li os 4 livros, e sinceramente, eu adorei a história, ela não cria metonímias, nem epifanias, muito menos metáforas aprimoradas, mas achei que esse mundo anda precisando de romance, de heróis, só a realidade nua e crua faz com que as pessoas se revoltem ou se acostumem com a situação de barbárie. Edward é um cavalheiro que no quais muitos poderiam se espelhar, tanto homens, quanto mulheres, pois as pessoas são cada dia mais egoístas e menos altruístas. No fundo, eu acho que você se deparou com a moda de Twilight, e se revoltou com isso, e para ser diferente resolveu criticar. Acredito que muitas pessoas precisam estudar um pouco mais de literatura antes de criticar com tanta veemência este livro. Ela não está aos pés de um clássico, mas não é o lixo ao qual vocês o intitulam. Acho que falta um pouco de tolerância na vida de algumas pessoas, Twilight foi o primeiro livro de S. Mayer, que até então era uma dona de casa, hoje em dia você se depara com tantos escritos que publicam livros e livros e não ficam tão bons quanto os dela. Não estou exaltando a saga, mas acredito que falta um pouco mais de análise. Criticar é fácil, até eu encontro falhas no livro, mas sei que nunca faria melhor do que ela, nunca imaginaria nem um 1/3 da história toda. Ela e J.K. por mais que muitos não acreditem se tornaram um ícone da literatura mundial, pois levam jovens da geração mídia a devorarem livros e se interessarem pela leitura, e eu considero isso como algo bom, e sempre irei considerar.

    [Reply]

  • Camila

    Em 15.09.2009 | Comentou 2 vezes. | [Citar]

    *possui

    [Reply]

  • Ana Flávia

    Em 15.09.2009 | Comentou 3 vezes. | [Citar]

    Oi Luly! Eu recebi uma mensagem sua pelo plurk e acabou que não entendi nada na hora, mas agora que vim ver teu blog para tentar entender e li teu post que comecei a sacar as coisas (eu acho, né). Em nenhum momento eu menosprezei a opinião dos outros e muitos menos chamei de ignorante. Acho que tudo isso foi um mal entendido, ou alguém veio aqui falando babozeira em meu nome? Porque eu não me lembro em ter digo algo assim em momento algum!
    Suas opiniões sobre Crepúsculo tem fundamento, tanto é que algumas eu até tenho a mesma opinião, como a questão da modinha e pelo fato da história de vampiro sair totalmente da original (o sugar sangue, sair a luz do dia etc). Assim como tem coisa que sou contra ao que você disse, como eu ter achado uma ótima história de amor (mesmo eu achando que a Bella tinha que ter ficado com o Jacob), mas isso vai com de opinião a opinião e ninguém está aqui para rotular e privar ninguém.
    Espero que você venha me dizer o que aconteceu para você ter me mandado aquela mensagem. ^^
    Beijos =*

    [Reply]

  • Lena

    Em 15.09.2009 | Comentou 5 vezes. | [Citar]

    Aff.. vc disse tudo, menina!! Essa é bem a verdade.. Mas é pra mexer mesmo com a vida das meninas.. ahahuhua Depois acontece alguma coisa de fã que se mata por que o edward n existe.. Como ja vi meninas se desesperando por causa disso
    sashahusahuas mas eu kaskei mto qndo vc disse q chorava qndo surgia rumor de namorada do daniel radcliffe ahuahuahua pq é exatamente isso q aconteceu comigo… e eu sou mto criança pra minha idade e ainda tenho um amor platonico pelo joe jonas, dos jonas brothers.. e fico 👿 toda vez q tem rumores ou fico com raiva da menina q ta namorando ele.. caso da taylor swift q namorava com ele.. Mas abafa!! uuhsahusa coisa de momento.. Mas de resto concordo com vc!!!!!

    [Reply]

  • Lena

    Em 15.09.2009 | Comentou 5 vezes. | [Citar]

    E so pra concluir.. uma pessima influencia pra essas cabeças ocas atuais sauhsauhsauhas nao A MAIORIAA.. (senao ja vem fa ter ataque e me xingar) Mas imagina uma pessoa sem noção nenhuma vendo um filme desses .. aff.. pessima influencia!!!!! n sabia isso de cenas de sexo S:

    [Reply]

  • Carol Kitty

    Em 15.09.2009 | Comentou 14 vezes. | [Citar]

    Não adianta mas eu não consigo gostar dessa saga, e olha que eu me esforço! Rs
    Eu gosto mesmo é de Meg Cabot e Mia Thermopolis. Não vejo á hora de comprar os dois últimos livros.

    Beijos ;*

    [Reply]

  • Gaby

    Em 15.09.2009 | Comentou 5 vezes. | [Citar]

    Hey Luly!

    Não gosto de Crepúsculo tb, li o primeiro livro, vi o filme, achei um saco. Não há nada de errado em vc não gostar de algo, a diferença é q as pessoas querem implantar na sua cabeça q vc deve ser igual a massa.

    Tenho 22 anos e o público-alvo são pré-adolescentes pra cima (mesmo q tenha meninas mais velhas que curtam tb).

    E não se sinta diminuída por não gostar, por opiniões contrárias e muito menos com pseudo-intelectuais que “acham” que sabem alguma coisa.

    Como dizia vovó, gosto é que nem… vc sabe.

    E não ser alienada não te torna ignorante ou coisa assim.

    Bjinho! 😉

    [Reply]

  • Thaís

    Em 15.09.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Isso sim que é opinião formada! Adorei o post.
    Pra ser sincera, eu adoro a saga twilight,tenho 17 anos,então já passei a muito tempo da época de ser influenciada por personagens e atores.
    Desde o primeiro livro,achei a Bella super piriguete e muito falsa. Tipo,os amigos dela sempre gentis,ela falando uma coisa e pensando outra. O Edward eu até que o compreendo sabe, um vampiro virgem de 100 anos (ou mais) que nasceu no século passado e nunca tinha namorado na vida, mas mesmo assim,acho várias coisas do livro machistas. O que me deixou mais espantada foi Amanhecer, não sei… não achei muito apropriado para pré-adolescentes,porque…a Bella praticamente subindo pelas paredes e Emmett falando de destruir casas e blablabla. Fora que essa história de impring com bebês também se chama pedofilia no meu mundo!
    Como eu disse, apesar deu adorar twilight,tenho várias criticas sobre a história tbm…adorei mesmo seu post.

    beijinhos
    PS: meu blog esta fora do ar no momento ;/

    [Reply]

  • K-Chan

    Em 15.09.2009 | Comentou 10 vezes. | [Citar]

    Oi! Te vi no just lia e vim dar uma passadinha ^^

    Ai, eu SUUUPER concordo com tudo o que vc disse…
    Tipo… O livro não tem NADA.
    Até HP, sendo best-seller e a ‘modinha’ já passada, dá pra vc achar algumas coisas utilizáveis (faço LETRAS e tou falzendo um artigo super legal envolvendo HP), mas de crepusculo eu nunca achei nada que me faça pensar em escrever sobre.

    O primeiro livro te prende e nos filmes vc até dá uns ‘suspirinhos’ pelo Rob, mas dps q vc vê ele mais vezes vc fala ECAAA! ele é metido, arrogante, se acha o máximo e só fica bonito com maquiagem!

    Beijos amei seu blog *-*

    [Reply]

  • Bruna

    Em 15.09.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Nunca li, assisti crepúsculo e só, mas nem vi nada de mais no filme. É um drama muito bobo, artificial ao extremo. Não gostei da atuação da kristen, já a do robert achei perfeita, a atuação em si. Tenho um amigo que está lendo e embora poucas vezes ele admita que não está tão entusiasmado assim com o desfecho da história da pra sacar isso, ele até comentu que tem horas que ele se irrita com a vulgaridade em que a Bela se põe. Mas é, eu não li e nem posso dar uma opnião descritamente formada.

    [Reply]

  • Kakazinha

    Em 15.09.2009 | Comentou 9 vezes. | [Citar]

    Oii florzinha, vim ver se tinha postagem nova 😀

    Tenha uma linda semana.

    Beeeijinhos cor-de-rosa

    [Reply]

  • cinema10

    Em 15.09.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    O Eduard é lindo D+, eu amo crepúsculo!!!
    Veja mais em: http://cinema10.com.br/filme/a-saga-crepusculo-eclipse 😀

    [Reply]

  • Mayara Reis

    Em 15.09.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Concordo

    tbm li os livros, mas nunca tinha pensado por esse lado rsrs

    adorei o raciocínio:roll:

    [Reply]