Listening To: Elton John

Em 25.03.2010   Arquivado em Música

Na tag “Listening To” posto sobre bandas/artistas que gosto, mas isso não significa que vocês não possam dar sugestões! Escolhe uma dessas daqui e pode ser que ela apareça no próximo mês! A de hoje é especial, porque é aniversário de 63 anos dele…

* Eis o post “Listening To” mais importante, especial e bem feito de todos os tempos… O post de “feliz aniversário” do maior e melhor ídolo da minha vida. Daquele de quem já falei tantas vezes (principalmente em janeiro de 2009: a época do grande show), mas que hoje ganha um post na minha Tag preferida: Sir Elton Hercules John.
Reginald Kenneth Dwight nasceu em Londres no dia 25 de março de 1947. Toda sua família inteira tinha um bom conhecimento sobre música, mas ainda assim “Reg” não tinha tanto apoio quanto seu primo, por exemplo, que jogava futebol e era uma carreira “ideal”, estava até se tornando conhecido já. Enquanto isso, Reginald tocava piano sem – até então – nunca ter assistido uma aula, aprendeu ouvindo mesmo, e sua vida musical começou pra valer ma banda Bluesology, de onde ele tirou o nome “Elton John”: é uma homenagem aos membros Elton Dean e Long John Baldry, saxofonista e vocalista, respectivamente. Com o tempo, porém, ele abandonou a banda porque queria trabalhar não só como pianista, mas também como vocalista. Isso foi possível quando, aos 20 anos, foi apresentado a Bernie Taupin, o autor das letras de praticamente toda sua discografia. A parceria de Elton e Bernie é provavelmente a maior que já existiu entre compositor e letrista, e eles são grandes amigos até hoje, são 40 anos de sucesso juntos, por mais que Bernie não seja tão mundialmente conhecido quanto Elton em si.

* Elton John é um ícone. Nos anos de 70 foi considerado o 2º maior artista da década. É conhecido não só pelas roupas e atitudes extravagantes, mas também pela filantropia (principalmente o ativismo na luta contra a AIDS), pelos duetos e tributos. Exemplos claros disso são as músicas “Empty Garden”, escrita para seu amigo John Lennon, e “Candle in the Wind”: a música original falava de Marilyn Monroe e em 1997 ganhou uma nova letra para homenagear sua grande amiga Diana, princesa de Gales. É difícil descrever a magnitude da sua obra… Tantos álbuns bem classificados na Billboard, tantas homenagens… Ele compõe, toca, canta e encanta!!

* Eu conheço as músicas dele desde sempre, mesmo que eu não soubesse quem ele era, sempre tinha uma música do Elton John na minha vida: “Your Song” no Moulin Rouge, “I Want Love” na novela O Clone. Mas tudo começou MESMO por causa d’O Rei Leão… Eu pegava os CDs da minha mãe SÓ pra ouvir “Can You Feel The Love Tonight” e foi por causa dessa música que peguei um DVD do meu show favorito dele no início de 2006 para testar meu então novo computador. A partir desse momento a música virou UMA das milhares que eu amo e ele se tornou meu grande ídolo! O show dele no Rio em Janeiro do ano passado foi provavelmente o dia mais feliz da minha vida. Toda vez que escuto Rocket Man tenho vontade de chorar de novo por causa disso! Ele já teve tripla internação para curar seu vício em álcool, drogas e a bulimia. Ele é egocêntrico, teve ataques de diva antes de shows e já fez tantas coisas tidas como “erradas” pela sociedade… Mas mesmo assim… No meu post sobre o Abba eu disse que devia muito a eles… Mas a verdade é que, Elton… Eu devo TUDO a você! Feliz aniversário!

Música Favorita:

* É cada vez mais difícil para mim definir isso. Bom, na verdade isso sempre foi definido: minha música favorita dele é Goodbye Yellow Brick Road. Mas mesmo assim, até mesmo quando postei 11 vídeos achei pouco… Nos últimos anos TODOS os momentos tiveram Elton John como trilha sonora, talvez não como “principal”, mas como mais importante. E como eu só posso escolher uma, vai a favorita num dueto com Billy Joel, outro grande amigo dele. Essa versão foi o motivo pelo qual me apaixonei por ela:

Mais Informações:

Elton John – Website Oficial (em inglês)
Eltonography – Discografia Completa (em inglês)
Rocket Club – fã Clube OFICIAL e um sonho de consumo (em inglês)
Elton John – pela Wikipédia
Elton John’s Corporation – fã clube brasileiro do qual faço parte (não ativamente)

  • Laura

    Em 25.03.2010 | Comentou 4 vezes. | [Citar]

    Gosto muito dele, suas músicas são lindas. Principalmente Candle in the wind. Brigada por visitar meu blog. Bjs

    [Reply]

  • Top 10 Bandas Favoritas ◂ Sweet Luly

    Em 25.03.2010 | Uau!! Deixou 284 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] posts da tag “Listening To” dessas bandas citadas que já escrevi foram Elton John, ABBA, Scorpions, Nazareth. Quando eu escrever mais vou editando […]