Listening To: ABBA

Em 12.09.2009   Arquivado em Música

Na tag “Listening To” posto sobre bandas/artistas que gosto, mas isso não significa que vocês não possam dar sugestões!! Escolhe uma dessas daqui e pode ser que ela apareça no próximo mês!!

* Hoje tô aqui com um dos “greatest moments” da minha tag preferida!! Vou falar da banda que marca meu gosto musical completamente… O grande, lindo, incrível, espetacular……. ABBA!!
O ABBA foi um grupo sueco formado por Björn Ulvaeus e Benny Andersson, dois músicos e compositores, e suas então noivas, as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (ou Frida), respectivamente. Inicialmente não tinham um “nome”, era simplesmente “Björn-Benny Agnetha-Frida” mas então juntaram as iniciais dos quatro integrantes e formaram esse nome que é um ícone!!
O estilo musical era bem disco e pop/europop, o que tornou algumas músicas da banda algo bem… “esteriotipado”, mas as vezes eles chegavam perto de um rockzinho também!! Foi 2º grupo de maior sucesso na história da música mundial, perdendo apenas, e logicamente, para os mestres supremos Beatles. E eles duraram um tempo relativamente pequeno, de 1972 a 1982, é realmente um período curto se comparado às grandes bandas que surgiram nos anos 60 e estão aí até hoje.
Imagino que era previsível que durasse pouco, uma vez que eram dois casais trabalhando juntos. Quando Björn e Agnetha se divorciaram eles até conseguiram manter, mas aí Benny e Frida fizeram o mesmo, eles acabaram indo atrás de projetos separados e foi o fim… Pena!! Mesmo assim, sendo só 10 anos, foram oito álbuns de estúdio e uma média de 370 milhões de discos vendidos… Hoje em dia eles ainda vendem 3 milhões de discos por ano (dados retirados da Wikipédia, acesso em 06/09/2009). Em 1999 foi lançado o musical Mamma Mia! que em 2008 virou filme, somente com músicas da banda. Mas disso eu já falei antes e SIM, eu amo o filme!!

* Acho que nem preciso dizer que o ABBA é muuuuuito importante para mim, tanto que esse post foi desenvolvido todinho através dos anos em que venho “estudando” a história deles. Minha principal fonte é meu dvd “Abba Gold”, onde Björn ajuda a contar história e, cá entre nós, o final do depoimento dele me fez chorar!! Vamos pro momento romântico:
Em 2004… Pouco tempo depois de ter completado 14 anos… Bom, eu ainda era uma garota que ouvia rádio, não tinha realmente um gosto musical. Lógico que já puxava a preferência pro lado das música mais “antigas”, mas isso não era definido ainda. Então um belo dia minha mãe chegou para mim e disse (com essas palavras):
“Se você quiser uma festa de 15 anos essa música aqui vai tocar com certeza, ESCUTA!!”
A música era Dancing Queen. NESSE DIA meu gosto musical começou a se formar e Dancing Queen se tornou minha eterna música favorita. Eu me tornei fã dessas 4 pessoas maravilhosas e nos últimos dias, quando voltei a “estudar” sobre para postar isso aqui senti todo um aperto ao ve-los velhinhos…
Björn, Benny, Agnetha, Frida… Devo MUITO a vocês!!

Música Favorita:

* Nem precisava dizer qual, existe toda uma história entre eu e ela…
Por causa dessa música o dia do meu aniversário de 17 anos foi um dos mais felizes da minha vida!! Morro de dançar ouvindo ela “pura” e o “remix”, se sinto altamente relaxada com o instrumental, paro tudo que eu estou fazendo com a versão do U2 e bato a cabeça demaaaais com a versão do “Glow” no Heavy Metal Tribute to ABBA. Dancing Queen é um marco na minha vida e sempre será!! Lembro na festa Anos 60 que foi no fim do ano passado e que um dos melhores momentos foi quando, na hora que a música começou, o telão desligou e aí no refrão, quando ligou denovo, eu apareci nele completamente “jogada” na música, a família inteira veio comentar isso comigo!! Não tem ninguém que me conheça e não saiba que eu amo essa música mais do que qualquer outra.
Como todo mundo conhece, trouxe aqui uma versão dela no filme “Murriel’s Wedding”. Linda, chorável, desisti da marcha nupcial e vou entrar na igreja com ela!!

Mais Informações:

ABBA Site – Website Oficial (em inglês)
Heavy Metal Tribute to ABBA – pela Wikipédia (em inglês)
ABBA – pela Wikipédia

  • Nique

    Em 12.09.2009 | Comentou 17 vezes. | [Citar]

    Sou muito eclética, portanto ABBA faz parte da minha laylist! Adoro!:razz:

    [Reply]

  • Renata

    Em 12.09.2009 | Uau!! Deixou 144 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Sabe o filme Murriel’s Wedding? então, eu cresci assistindo esse filme!
    Sou fã do ABBA desde os meus 8, 9 anos de idade!!
    Sou apaixonada por Dancing Queen, Mamma Mia e Waterloo!!!
    culpa da minha mãe que era fã e me influenciou! XD
    Você já ouviu falar de um grupo chamado A-teens? Eles faziam um cover do ABBA. A versão de Mamma Mia deles é bem dançante!!!
    ps: se vocÊ for entrar com essa música no seu casamento me chama!!! eu me taco daqui do Piauí só pra ver você entrando na igreja com essa música! XD
    Tá lindo a reformulação do tema!!!
    ;*

    [Reply]

  • kelly

    Em 12.09.2009 | Comentou 4 vezes. | [Citar]

    tb curto ABBA, e amei o filme o casamento de Muriel!:wink:

    [Reply]

  • Juan

    Em 12.09.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Olá Luciana
    Só queria te dizer obrigado…
    Sabe… escreve escreveu coisas que fizeram sentido p mim, estou em uma fase da viva onde algumas fixas estao caindo e algumas coisas que vc escreveu me fizeram bem… algumas talvez mal… mas me fizeram pensam.
    Obrigado

    [Reply]

  • Gratuidade

    Em 12.09.2009 | Uau!! Deixou 40 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Cheguei a usar muito o Last.fm mas acabei deixando de lado sei lá pq… vi tua página aí deu uma vontade de voltar. Quanto a ABBA não conhecia.

    [Reply]

  • ABBA – The Show no Chevrolet Hall ◂ Sweet Luly

    Em 12.09.2009 | Uau!! Deixou 277 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] – Maiores informações: + ABBA – The Show, site oficial (em inglês) + ABBA – The Show no Last.fm + ABBA – The Show no Entrega de Ingressos + Chevrolet Hall, site oficial + Listening to: ABBA […]

  • Listening To: Elton John ◂ Sweet Luly

    Em 12.09.2009 | Uau!! Deixou 277 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] tantas coisas tidas como “erradas” pela sociedade… Mas mesmo assim… No meu post sobre o Abba eu disse que devia muito a eles… Mas a verdade é que, Elton… Eu devo TUDO a você!! […]