Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Em 20.07.2009   Arquivado em Filmes, Harry Potter, Leitura

– Que Harry Potter é uma paixão antiga minha nunca escondi de ninguém… Aliás, andei adaptando Michael Jackson e agora canto “We’ve been together for such a long time, now Harry… Harry and me”!! Comecei a ler os livros em 2000 e desde então estou com ele, e sempre estarei. Essa semana foi o “bã” do cinema mundial com a estréia da sexta adaptação da série, referente ao sexto livro: “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Sendo assim, resolvi iniciar uma série de super-posts sobre cada livro e seu respectivo filme, começando por esse… Porque ontem eu, Gugui e Daninha fomos, finalmente, assistir e tenho realmente o que falar. Já aviso que em todo o post vocês verão SPOILERS e análises, então CUIDADO!!

O Livro

“Estamos em pleno verão, mas há uma estranha névoa que comprime as vidraças. Harry Potter espera, inquieto, em seu quarto na casa dos tios, a visita do professor Dumbledore. Numa das últimas vezes que viu o diretor, ele travava um duelo corpo-a-corpo com Lord Voldemort. Harry não entende muito bem qual será o motivo para Dumbledore aparecer assim, de repente, na casa dos seus tios. Por que ele não pode esperar o retorno a Hogwarts, dali a algumas semanas? O sexto ano de Harry em Hogwarts começa de maneira peculiar, e os mundos dos trouxas e dos bruxos, não há dúvida, parecem se entrelaçar…” – retirado capa de trás do livro.

– Quando comprei “O Enigma do Príncipe” ele tinha acabado de lançar em português, mas uma antiga colega que reencontrei uns meses antes tinha lido em inglês e contou pra quem quisesse (e NÃO quisesse, como eu) ouvir tu-do que acontecia de “mais importante”, ou seja: namoros e mortes!! Ela deixou pra gente descobrir depois o principal dos livros, aquilo que é tão crucial para a destruição de Lord Voldemort… Horcruxes!!
Nunca escondi que sempre achei J.K. Rowling um gênio completo, uma mente brilhante que está aqui, pronta para nos oferecer o melhor de sua imaginação espetacular. Mas ela atingiu seu auge quando colocou essa estranha magia das trevas na cabeça dos seus leitores desesperados… A descoberta das Horcruxes e a busca delas complementa tudo o que havia sido falado antes e é o que gera história para o desfecho da série. Nós vemos a ligação de Harry e Voldemort cada vez mais intensa. Será que realmente “um não pode viver enquanto o outro sobreviver”?? E se nenhum restar?? E se a vida de um depender da vida do outro?? As dúvidas vão surgindo… Seria Harry uma Horcrux?? Será por isso a importância de Rony e Hermione: a finalização de um trabalho que “o menino que sobreviveu” jamais poderia terminar??
E será que é só disso que o livro de constitui?? Não!! Enigma do Príncipe é o “início do fim”!! Quem poderia imaginar a queda de Alvo Dumbledore… E Snape?? Snape era fiel a Voldermort?? Por que Dumbledore confia tanto nele?? Será possível que a morte do diretor tenha sido planejada pelos dois, como um mero teatro?? Será que o antigo mestre de poções conseguiu enganar uma das mentes mais brilhantes da história da magia: seja ela a mente do bem ou a do mal?? A história de Severo Snape também nos intriga, e a necessidade de saber sobre ela gerava mais vontade ainda nos leitores de saber o final.
E, finalmente, temos o romance no ar… Harry se vê apaixonado por Gina Weasley, uma paixão bem diferente da anterior pela colega Cho Chang… Gina é para Harry o início daquilo que ele sempre quis e nunca teve: uma família!! Aquela garotinha alegre que perto dele se tornava tímida e calada só lhe despertou interesse quando chegou perto de ser uma mulher poderosa, capaz de dar pra ele a última estrutura que lhe faltava para permanecer de cabeça erguida quando ele perdia aqueles que, para ele, simbolizavam um “porto-seguro”.
E temos também o “casal favorito” de toda a série… Nunca foi segredo que, no fim, Rony e Hermione ficariam juntos… Mas, mesmo assim, não é dessa vez que os R/Hr puderam sorrir. O casal brigou, e brigou… E brigou… E, no fim, deixou passar a grande imagem de amizade colorida. Só. Mas é nas últimas páginas que entendemos o motivo: antes de tudo, antes de serem “Rony e Hermione”, eles eram “Harry, Rony e Hermione”. E a amizade do trio vale mais que QUALQUER coisa!!

O Filme

– O filme que havia sido lançado anteriormente, referente ao quinto livro – A Ordem da Fênix – foi a maior decepção que qualquer Pottermaníaco podia ter. Sendo assim, eu já fui preparada dessa vez: qualquer coisa que não fosse PIOR AINDA me deixaria satisfeita. Resolvi então fazer diferente. Na última vez eu tinha AMADO o quinto filme no dia que assisti, mas quando a euforia passou, uma semana depois, foi que percebi que não tava nem perto do conceito de “bom”: o filme não conta a história!! Dessa vez, assistir ao filme foi quase um momento de análise crítica.
A primeira coisa: o filme mostrava o que era CRUCIAL para o desfecho da série?? A resposta foi SIM, em partes. As Horcruxes foram mencionadas, explicadas… Ficou bem claro que aquela era a missão que Harry deveria desempenhar a seguir. Senti falta, claro, das lembranças que mostravam quais eram as possíveis Horcruxes, mas o último filme serão DOIS, então será possível colocar algo aceitável mais pra frente.
Percebi que o enfoque foi humor, romance e sentimentalismo. Uma PENA que relacionamento de Harry e Gina tenha sido transformado em um pseudo-beijo… Triste, porque os dois são realmente lindos juntos!! Por outro lado, eu sou R/Hr exageramente e não tenho do que reclamar… A cena da enfermaria estava lá, assim como o sentimento que envolve os dois. E, claro, a amizade do trio também… Harry fica ao lado de Hermione como um irmão quando ela precisa, salva a vida de Rony e, no fim, os três estão juntos… Como deve ser!! E todas essas confusões amorosas ajudaram nas risadas, porque elas foram demais… E a cena da Felix Felicis então?? aniel Radcliffe finalmente conseguiu minha simpatia no sentido de boa atuação (porque ele já tem isso nos outros sentidos).
Agora, mais ainda do que risadas, foram as lágrimas… Gugui tava lá pra segurar minha mão no aperto, e principalmente pra me abraçar beeeeeeem forte a morte do nosso diretor. A cena em si foi decepcionante (vou falar dela daqui a pouco), mas a partir do momento que ele cai… E depois, quando os alunos e professores levantam as varinhas para apagar a Marca Negra… E Gina ali, mostrando que o consolo dela através de gestos valia mais que mil palavras. Lindo!!
Faltou batalha sim!! Só teve aquele ataque ridículo n’A Toca, ah que raiva… Pra que colocar aquilo, por que não deixar o espaço pra batalha em Hogwarts, ou pras lembranças?? Foi decepcionante.
E por fim, mas não menos importante: Snape!! Ah, como é difícil pra quem conhece o final da série aceitar a imagem que Snape passou… Eu tive uma longa conversa com a Lary, tentando fazer ela ver como interpretar a cena em que ele está indo pra Torre e faz “shiu”, pedindo silêncio pro Harry.
SPOILERS DE RELÍQUIAS DA MORTE ABAIXO
Vamos pensar como alguém que NÃO leu RdM e não sabe que Snape virou herói, apesar de eu não aceitar isso… Vamos pensar ainda que Snape é mau, ok??
Naquele “shiu” ele estava querendo dizer para o Harry “falsamente”: Silêncio, estou indo salvar o diretor!! Mas depois vemos que “na verdade” ele queria que o garoto fizesse silêncio para que o DIRETOR não soubesse da presença dele ali, podendo assim mata-lo. NÃO DÁ PRA PERCEBER que ele era fiel ao Dumbledore, gente. Alguém que não leu os livros, ou seja, não sabe quase nada de Harry Potter, vê o professor menos querido matando o poderoso-chefão do bem, e Harry se revoltando. Garanto que dá pra pensar SIM que aquilo foi traição!!
FIM DOS SPOILERS DE RELÍQUIAS DA MORTE

Enfim… Essa foi minha avaliação… Bom, sim, mas como sempre o enfoque foi errado. Agora é rezar pra que os estragos sejam concertados nos dois filmes de Relíquias da Morte e que esses sejam PERFEITOS!!

E… só pra dar um toque “pessoal” no post…

Meus dois amores...

Daninha… você é “excluída” mais linda que existe, Sistah!! E mais gulosa também =D
E Gugui… Só pra não te deixar esquecer: eu prefiro VOCÊ!!

Nada melhor do que assistir ao filme da série favorita com as pessoas favoritas!!

  • Millena

    Em 20.07.2009 | Comentou 3 vezes. | [Citar]

    HP é tudo de bom, também sou uma viciada 😉 rsrs

    beijos

    [Reply]

  • Min

    Em 20.07.2009 | Uau!! Deixou 24 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Ah, HP é minha paixão eterna, aliás, é um amor infinito e incomparável. Acho qeu só quem leu e viu HP como fã de verdade entende a série em si e tal.
    Enfim… eu curti o filme, apesar de terem mudado MUITA coisa, achei que deu pras pessoas que não amam HP entenderem o que ocorreu. Quanto ao Snape, meu.. ele nunca se apaixonaria por uma sangue-ruim. heauehau. 😈 brincadeira! 😛
    Enfim, tô ansiosa pra caramba pra ver o últimox2. rs.
    Saudades enormes…
    Love ya! 🙂

    [Reply]

  • Jéssyka

    Em 20.07.2009 | Comentou 4 vezes. | [Citar]

    Desculpa mais eu nem quis ler seu post… quero ver o filme primeiro, urgente! Se possivel ainda essa semana, ai depois eu volto aqui pra ler com calma.

    Bjokas**

    [Reply]

  • Thaisa

    Em 20.07.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Ai desculpa, nem li o que você escreveu sobre o filme e o livro porque simplesmente não suporto harry potter, haha! Não sei o que acontece, mas depois que vi o primeiro filme não tive mais o minimo de coragem pra continuar. Não gostei meesmo! haha, mas também tenho minhas paixões por programas séries e filmes, tipo pelo CQC tá, não é um filme ou um livro como HP, mas eu estou muito viciada HAHAHAHAHHAAH! beijoos

    [Reply]

  • Luisa

    Em 20.07.2009 | Comentou 3 vezes. | [Citar]

    Eu li os livro e é meu preferido! Mas ianda nao assiti o filme. Ja imaginava que nao ia dar pra “perceber” o verdadeiro Snape, mas eu fico com uma raiiva quando o povo que nao leu o livro chega xingando o snape, tadinho! ele nao era santo mas ele amava de verdade a Lilian! … Ai eu acabo contando a historia pro povo! HSEHOEHOEHOE eu sou uma estraga prazeres!

    Bjoo:*

    [Reply]

  • :: Loma

    Em 20.07.2009 | Comentou pela primeira vez, boas vindas!! | [Citar]

    Hey ;D

    Ai sorry eu não li o post por completo … é q pra mim HP é algo “leigo” aquela q assisti o filme sem muito conhecimento…

    Bjs se cuida

    :: Loma

    [Reply]

  • LISTENING TO: Black Sabbath « Sweet Luly

    Em 20.07.2009 | Uau!! Deixou 299 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] pop me fizeram “passa-lo” pra esse mês, e eu até tinha esquecido dele, mas aí no fim de semana passado o Gugui tava com uma blusa do Ozzy e lembrei que tinha uma salvação pra minha falta de posts de […]