Foco Periférico: Janeiro, 2018

Em 04.02.2018   Arquivado em Fotos

Durante dois anos participei, junto com quatro outros blogueiros muito queridos, do Projeto 6 on 6. Todos os meses um tema era definido e nós postávamos 6 fotos inéditas e autorais dentro dele cada um. Porém esse grupo no qual entrei já existia há anos, os dois participantes iniciais já estavam cansados dessa mesmice… E no fundo nenhum de nós dava realmente conta de participar ativamente, quando saía era algo bem improvisado, já rolava há meses no nosso grupo de Whatsapp a ideia de renovar e inovar… Continuar fotografando juntos, mas numa coisa só nossa! E depois de meses discutindo o assunto finalmente saiu o Foco Periférico!

Na verdade originalmente o projeto se chamava Quase Fotógrafos, e apesar de gostar muito do nome ele me incomodava. Eu me colocava no lugar de quem tem essa profissão pensando “E se fizessem um projeto amador de restauração chamado Quase Restauradores? Eu não ficaria ofendida?”, e a resposta era sim, ficaria. Coloquei o assunto em pauta e os meninos, mesmo discordando em partes, toparam repensar (porque é todo mundo lindo, sério) e foi assim que saiu o novo nome. Foco Periférico é nossa pequena antítese: ao mesmo tempo que focamos num tema, existe ali a visão periférica de cinco pessoas diferentes para retratá-lo. Lindo, né?

Mas se somos os mesmos e se isso de cada um retratar sua visão do mesmo tema permanece, o que mudou? Bom, pra começar temos um Instagram só pra isso, o resultado de todo mundo sai junto, e não cada um em seu blog. Além disso os temas são semanais, então ao invés de produzir seis fotos num mesmo assunto ao mês, serão 52 ao longo do ano, cada um no seu dia especifico. Eu, por exemplo, “abro” a semana publicando a minha na segunda feira, e aí de terça a sexta eles seguem o resto da ordem. É assim, de boa, sem cobrança, tentando fazer seu melhor mas sem pirar! E “no privado” continuamos sendo um grupo de amigos que se apoia em todos os aspectos, levando carinho e conselhos uns aos outros sempre que possível e/ou preciso.

Foco Periférico: janeiro, 2018

Semana 01. E aí migramos pro Instagram, ok. Mas isso não significa que eu ia deixar de fazer um post mensal com as minhas fotos, né? O objetivo inicial era produzir conteúdo pro blog e assim permanece! Por isso aqui estão as cinco de janeiro, e a primeira delas tem o tema ideal pra retratar o que rolou com a gente: Recomeço! Fiz esse aviãozinho de papel pra simbolizar todas as chances que temos de alcançar “voos” cada vez mais altos nos 365 dias do novo ano, já que 2018 começou numa segunda e a primeira foto postada foi ao ar dia 1º. É, foi perfeito!

Foco Periférico: janeiro, 2018

Semana 02. Todo projeto fotográfico explora a Formas Geométricas em algum momento, né? É algo MUITO frequente na nossa vida, o tempo todo… Desde forma óbvia como fiz aí, através da tábua de corte medida em quadrados e um compasso pronto para virar círculo, até os prédios pelos quais passamos todos os dias – que coincidentemente foi o que todos os outros participantes fotografaram, muita sintonia!

Foco Periférico: janeiro, 2018

Semana 03. Sim, uma das minhas bonecas. Logo de cara, logo no primeiro mês! Mas é que quando se fala em Hobby eu não poderia escolher outro. Tenho vários, desde os que só posso ter de vez em quando até os que fazem parte do cotidiano diariamente, mas esse é, definitivamente, o principal. E a Demi é frequentemente escolhida nesses momentos porque adoro como essa pequena é coloridinha!

Foco Periférico: janeiro, 2018

Semana 04. “Tríade, trinômio, trindade, trímero, triângulo, trio, trinca”… TRÊS! Não tinha como retratar esse número sem cogitar o “trio de ouro”, né? Peguei esse Harry coisa-mar-linda-da-vida emprestado com minha irmã pra complementar o cenário do meu casalzinho favorito. É aquele tipo de foto que não precisa ser explicada, a gente só fecha os olhos e sussurra junto “Sonserina, não… Tudo menos Sonserina!”, hahaha.

Foco Periférico: janeiro, 2018

Semana 05. E a última semana do mês já começou bem cedo… Mais precisamente De Manhã! Meu dia não acorda direito se eu não tomar um leitinho com Toddy, e com o friozinho leve que tem feito em Belo Horizonte graças a essa chuva maravilhosa o chinelo nosso de cada dia foi trocado por meias e pantufas. Se eu que sou calorenta tô nesse nível, imagina o resto!

Agora não deixem de conhecer os blogs dos outros participantes do Foco Periférico: Igor, Lucas, Maíra e Renatinha!

  • Lulu

    Em 04.02.2018 | Uau!! Deixou 26 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Gostei de saber mais sobre seu mês de janeiro.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    [Reply]

  • Lívia

    Em 04.02.2018 | Uau!! Deixou 47 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Eu simplesmente AMEI a justificativa para o novo nome <3
    Não lembro de já estar seguindo vocês, vou lá no Instagram acompanhar.

    [Reply]

  • Thalita

    Em 04.02.2018 | Comentou 4 vezes. | [Citar]

    Aaah é tão bom quando faz um friozinho né?

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    [Reply]