Concursos: 5 dicas para otimizar seus estudos!

Em 19.12.2018   Arquivado em Publicidade

Com o ano novo batendo na porta e a necessidade absurda de driblar a crise financeira pessoal, concursos públicos se tornam uma opção cada vez mais atrativa pra ter uma vida estável, com dinheiro fixo garantido no quinto dia útil do mês, horários definidos, descanso estabelecido e, claro, com a chance de ter aquilo de forma quase vitalícia… Mas passar nem sempre é fácil, né? As provas estão cada vez mais concorridas, principalmente pra concursos federais – tá todo mundo precisando! – e não tem jeito: pra chegar lá, tem que estudar! E estudar é aquela coisa que, na maioria das vezes, é difícil de levar a sério, ainda mais quando falta grana pra pagar um bom cursinho…

Difícil, mas não impossível. Em 2014 eu passei num concurso que queria MUITO, e ter certa organização nesse aspecto foi essencial nesse processo, principalmente no meu caso em que era uma seleção em duas etapas e não fiquei tão bem colocada na primeira. Ainda assim me dediquei, consegui (foi uma surpresa) e vira e mexe lamento não ter podido assumir… Confesso que se pudesse voltar no tempo teria me dedicado AINDA MAIS, porque hoje com o olhar mais maduro vejo que até sua colocação dentre os aprovados faz diferença, então separei 5 dicas para otimizar seus estudos em casa e arrasar nas provas em 2019!

Concursos: 5 dicas para otimizar seus estudos!

01. Estude em local organizado e tranquilo

Nosso cérebro é mestre em nos boicotar em atividades que são menos prazerosas e/ou “obrigatórias”. Enquanto você se arruma pra uma festa a bagunça vai ser completamente ignorada, mas na hora de sentar pra estudar? Ah, aí é quando você resolve que precisa colocar tudo no lugar, qualquer coisinha torna o ambiente incômodo. Pra evitar isso a melhor dica é ter um cantinho organizado, com tudo o que precisa à mão e sem distrações.

Silêncio e tranquilidade são essenciais nesse momento pra ajudar na concentração! Muita gente gosta de ouvir música nessas horas, mas eu particularmente sou contra… Já imaginou a dedicação no auge, a leitura finalmente rendeu e o exercício te exige toda sua capacidade mental quando sua favorita começa a tocar nas caixas de som? Que quebra no clima seria! Melhor deixar isso pra depois, quando for descansar, não é mesmo?

02. Deixe o celular de lado (você consegue!)

Já que falamos das distrações, hora de deixar de lado a maior de todas: o celular! Não adianta, qualquer notificação nos faz ter vontade de ver o que é, e uma vez estando ali é automático pular de um feed pro outro e não sair desse looping tão cedo! Desligue a internet, coloque no silencioso, deixe habilitado apenas para ligações ou eventuais despertadores que vão te ajudar a organizar seu tempo. FUJA DAS REDES SOCIAIS, não só ali mas também se estiver usando o computador para estudar. Elas são maravilhosas em vários sentidos, mas também tiram o foco que é uma beleza…

03. Avise às pessoas que precisa se dedicar

É extremamente importante ter pessoas ao seu lado pra te ajudar a relaxar quando o estresse começa a tomar conta, mas também para incentivar a focar no que você quer alcançar. Sendo assim, informe as pessoas com as quais você mora que precisa de tempo e espaço e, por esse motivo, prefere não ser chamado a menos que seja algo de extrema necessidade. E não só eles: os que estão de fora também precisa saber que você vai se ausentar das conversas frequentes no Whatsapp e algumas eventuais saídas. Acredite, quem te quer bem vai dar essa força sem se ofender, sempre!

04. Busque material de estudo de qualidade

Quando se trata de conhecimentos específicos é comum que a gente tenha em casa muito material bom pra ajudar a revisar o que já sabemos de cor, mas para conhecimentos gerais ou vagas menos características é preciso, sim, de uma ajudinha de fora! A internet conta com muito conteúdo bacana pra dar aquele help se você souber onde procurar, mas o bom e velho material didático continua sendo o melhor amigo nessas horas.

Concursos: 5 dicas para otimizar seus estudos!

Empresas como a Nova Concursos oferecem os mais diversos materiais para te ajudar na sua jornada. Seja pra provas específicas nas quais vale a pena investir mais afinco ou para conteúdos gerais que vão valer para várias inscrições, eles oferecem cursos on line, e-books e apostilas físicas que contém a matéria a ser aprendida e também simulados para praticar antes do “vamos ver” de verdade. É só achar o que te atende melhor!

05. Adapte a Técnica do Pomodoro para otimizar seu tempo!

Em resumo, a Técnica do Pomodoro te ajuda a otimizar seu tempo, criando intervalos a cada 25 minutos para que seu trabalho não te sobrecarregue e PRINCIPALMENTE não hajam pausas durante o processo. Quando o assunto é enfrentar a concorrência nos concursos é interessante adaptar esse tempo para evitar quebras contínuas de raciocínio, mas tendo definido seu “tempo ideal” você consegue transformar longos períodos de dedicação em algo muito mais confortável e bem menos cansativo. Aí é só “enfiar a cara” mesmo e arrasar nas provas. Bom trabalho! (Porque só “boa sorte”, ah, a gente sabe nunca é a solução na vida real…)

Acompanhe as redes sociais da Nova Concursos para ficar de olho em anúncios de editais, materiais para te ajudar nessa jornada e ainda ganhar Dotz em novas compras! Facebook: @NOVAConcursosOficial | Instagram: @novaconcursos | YouTube: /GrupoNovaConcursos | Twitter: @nova_concursos