BH 120 Anos: 5 lugares favoritos da Capital Mineira!

Em 12.12.2017   Arquivado em Cotidiano

E hoje, 12 de dezembro, é aniversário de Belo Horizonte! A capital mineira está completando 120 anos e, além de eu chamá-la de casa há 15, é também minha cidade favorita no planeta… Merecia esse momento comemorativo por aqui, né? Sendo assim aqui está a minha listinha pessoal de 5 lugares legais pra visitar quando vier em BH. Existem outros que gosto tanto quanto, alguns que acho importante mesmo sem ter tanto apego, mas com esse roteiro já dá pra tirar umas fotos maneiras, comprar doce de leite e sair falando uai durante alguns dias sem nem saber o que significa. Me chama pra ir junto, eu explico.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

BH 120 Anos

A Praça da Liberdade precisa ficar no topo da lista porque é o lugar que mais amo nesse mundo. Só de andar por ela, não importa quão ruim está o dia, pelo menos um sorrisinho consegue estampar esse rostinho por alguns minutos… Tinha uma época na faculdade que eu pegava carona com uma colega que mora lá perto e passava na frente do meu ponto de ônibus pra ir pra casa, mas eu nunca descia no meio do caminha só pra voltar por lá! Além da praça em si, que é linda, ao redor e nas ruas que levam até ela tem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, com museus, instituições públicas e centros culturais, além de shows e outros tipos de apresentações que sempre rolam por lá. Dá pra ficar o dia inteiro se divertindo e amando artes e ofícios pra todos os gostos! Agora no fim de ano ela também vira um dos points mais esperados da decoração de natal, que é sempre linda. Pra ver outras fotos que tirei da praça é só conferir o 6 on 6 de julho desse ano, que foi todo dedicado a ela!

Igreja São Francisco de Assis & Lagoa da Pampulha

BH 120 Anos

O maior cartão postal de BH é, sem dúvidas, a Igrejinha da Pampulha! Com arquitetura de Niemeyer, painéis de Portinari e paisagismo de Burle Marx ela é um primorzinho de prédio em formato incomum. Além disso, faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o grupo de prédio na orla da Lagoa que também valem muito a pena conhecer: Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Iate Tênis Clube… Fora Parque Guanabara, Jardim Zoológico e o Parque Ecológico! O campus principal de UFMG, onde eu estudei, e o estádio Mineirão também ficam relativamente perto, a Pampulha é um pouco longe do Centro mas tem entretenimento pra todos os gostos!

Edifício Arcangelo Maletta

BH 120 Anos
Foto do ARQBH

No coração do Centro da cidade, na esquina da Rua da Bahia com Avenida Augusto de Lima, está um edifício que mistura comercial e residencial e é um dos nossos centros boêmios: o Maletta! Me desculpe bairro Santa Tereza, me desculpem bares da Savassi, que também são dois queridos, mas hoje se eu tiver que escolher um local pra sentar com os amigos e jogar conversa fora tomando uma (no meu caso uma Coca Cola, porque não bebo), é pra lá que eu vou. A variedade de bares é enorme e o preço sempre bem acessível, além da localização ser maravilhosa pra voltar pra casa depois, sempre cheia de gente em volta e com ônibus pra todos os lados!

Mercado Central

BH 120 Anos
Foto do G1

Imagina o lugar que concentra toda a cultura de um estado, junta com um cadinho de contemporaneidade e ainda adiciona o pouquinho de outros lugares aqui e ali? Esse é o Mercado Central de Beagá! Se você tiver que escolher entre um só dos que citei nessa lista, ou que esteja listado em qualquer outro lugar, escolha esse! Rola uma comidinha mineira na hora do almoço, presentinhos pra levar pra família, café com pão de queijo pro lanche, lojas de cachaça com garrafas que não são encontradas em nenhuma outra, queijo Minas pra todos os gostos de TODOS OS TIPOS DE DOCE DE LEITE JÁ PRODUZIDOS! Seja pra quem é de fora curtir o clima desse “trem bão” todo ou pro próprio belorizontino achar tudo o que precisa em um lugar só, vale a pena se perder nesse labirinto ilógico bagunçadinho. Eu mesma, se passo um mês sem ir lá pode ter certeza que foi um mês MUITO atípico! (E se voltar sem um pacotinho de doce de leite na palha, tem algo errado nisso aí…)

Parque das Mangabeiras

BH 120 Anos

OK, eu sei que aqui deveria vir o Parque Municipal, cuja localização é bem melhor… E até mais bonito, pra falar verdade, mas o Parque das Mangabeiras é bem mais tranquilo de se visitar! Ele fica ali na beiradinha da Serra do Curral e todo fim de semana recebe família fazendo picnic, grupinhos de caminhada e muitas sessões de fotos! Tem estacionamento, restaurante, pista de skate, muitos bichinhos com os quais é melhor não socializar muito, área pra criança e um mini mirante onde dá pra ter uma visão bonita da cidade. Pra fechar nosso tour com chave de ouro…

Quer mais de BH? experimenta também assistir alguma apresentação ou exposição legal no Palácio das Artes, parar no meio do caminho em direção ao Parque Mangabeiras pra ver a Praça do Papa e, se der tempo, dá um pulo na Região Metropolitana, lá em Brumadinho, e curte o Museu de Arte Contemporânea Inhotim, que é sem dúvida um dos mais lindos do mundo!

Blogmas 2017

  • Camila Faria

    Em 12.12.2017 | Uau!! Deixou 135 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Ai, BH é delícia demais!!! Morro de vontade de ir com mais calma. Fiquei dois diazinhos só quando fui para Inhotim e desde então quero voltar. \o/

    [Reply]