As Edições Platinum e Diamante da Disney

Em 13.08.2012   Arquivado em Disney

Post atualizado em 13/08/12

Como é algo que eu SEMPRE POSTO aqui (umas duas vezes por ano, a cada lançamento), resolvi fazer um post “completo” sobre o assunto, porque SEMPRE QUE POSTO ALGUM alguém me pergunta quando vai ter ou menciona que gostaria que tivesse seu clássico Disney favorito. Então acho legal deixar esse para servir de “bibliografia” pros meus próximos – e antigos – posts sobre os lançamentos.

De 2001 a 2009 a Disney lançou seus 13 maiores sucessos entre os Clássicos numa versão especial Platinum. Cada versão viria restaurada para se adaptar à nova mídia que estava estourando na época do 1º lançamento, o Dvd, e com extras exclusivos. Além disso a idéia principal era que elas ficassem disponíveis por tempo limitado, no máximo dois anos, para voltar para o famoso “Disney Vault” – que eu gosto de chamar de “Baú Mágico de Muquiranagens da Disney”. Quem “inaugurou” as edições Platinum foi, CLARO, a pioneira e “queridinha” da Disney – e minha também: Branca de Neve e os Sete Anões. O filme tinha saído no cinema praticamente uma vez por década desde que foi lançado como o PRIMEIRO LONGA DE ANIMAÇÃO DA HISTÓRIA DO CINEMA em 1937, e a edição Platinum foi a “comemoração” da década de 2000. Vários títulos clássicos foram sendo lançados a partir daí. Aos poucos as tecnologias foram mudando, algumas restaurações ficaram lindas e outras decepcionantes, e seguiu-se até 2009, quando já existia até Edição Platinum em Blu-Ray.
A lista completa contava com: Branca de Neve e os Sete Anões; A Bela e a Fera; O Rei Leão; Aladdin; Bambi; Cinderela; A Dama e o Vagabundo; A Pequena Sereia; Peter Pan; Mogli, o menino lobo; 101 Dálmatas; A Bela Adormecida e Pinocchio.

E o mais legal, na minha opinião, dessas edições Platinum são os clipes musicais. Cada filme (exceto Bambi) ganhou um clipe com um ou vários artistas da Disney que estavam brilhando na época. Existem uns LINDOS, como Ashley Tisdale cantando “Kiss The Girl”, e uns mais engraçadinhos, como Jump 5 em “Beauty and the Beast”.

Com o passar dos anos e o fim das edições Platinum, era hora de re-lançarem aqueles filmes, e foi aí que vieram (e abençoadas sejam) as versões Diamante!! Digo abençoadas sejam porque agora eu tenho o costume (e mais condições) de comprar Dvds e o desejo de ter uma biblioteca Disney o mais completa possível, então não perco um!!
A grande mudança na sequencia seria a retirada de Aladdin da lista para ser substituído por “Fantasia” e “Fantasia 2000”. Mas, como eu já havia reclamado nesse post aqui, a versão que saiu deles não foi Diamante, não houve lançamento naquele semestre e os fãs de Aladdin (eu entre eles) só tiveram sua revolta aliviada quando, no início de 2012, o filme finalmente voltou para a lista!!
As edições Diamantes também seguem o mesmo esquema de ficar apenas 2 anos nas lojas, vir com extras incríveis e os clipes musicais. Algumas não tiveram, mas eu acho que eles permanecem.
A diferença é que a mídia principal passou a ser o Blu-ray. Você compra e o Dvd vem junto, mas sem todos os extras magníficos. Sendo assim passou a ser lançada também a “Versão Dvd” desses filmes, que passa longe de ser uma Diamante para colecionadores – mas ótima opção para quem quer ter o filme sem gastar muito comprando Blu-ray. Até hoje foram lançados e anunciados os seguintes títulos: Branca de Neve e os Sete Anões; A Bela e a Fera; Bambi; O Rei Leão, A Dama e o Vagabundo; Cinderela (lançamento no segundo semestre de 2012) e, enfim, Aladdin (lançamento no primeiro semestre de 2013). A previsão para a finalização de todos é 2016.

Disney Diamond Editions
Todas as Edições Diamante já lançadas até agora, pra eu me emocionar quando quiser.

Eu não sei o que vai ser quando acabar daqui a quatro anos, se virá algo como as versões “Titanium” (eu quero!!), mas desde que filmes novos e clássicos inesquecíveis da Disney continuem nas lojas e nos cinemas fazendo o coração de crianças e adultos tudo para mim vai continuar valendo a pena!!

TODAS as informações desse post foram tiradas do artigo da Wikipedia sobre as edições, tirando, é claro, minhas opiniões pessoais. Para mais informações é só entrar lá:
http://en.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney_Platinum_and_Diamond_Editions (em inglês)