6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

Em 06.07.2017   Arquivado em Fotos

Julho é o mês do meu aniversário, então é óbvio que o 6 on 6 dessa vez tinha que ser muito especial, que nem no ano passado! O tema escolhido foi “De baixo para cima” e eu decidi que faria essa meia dúzia de fotos no meu lugar favorito nesse mundo: a Praça da Liberdade! Pra quem não conhece Belo Horizonte aí está a chance de ver nosso ponto turístico mais maravilhoso pelo meu olhar de pouco mais de um metro e meio de altura, e quem conhece pode suspirar de amor junto comigo, porque ela merece…

6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

01. Pedacinhos do Edifício Niemeyer, que pelas curvinhas já dá pra ver que foi projetado pelo prório e por isso leva seu nome! Esse prédio é residencial e eu tenho muita vontade de conhecer os apartamentos por dentro para ver como conseguem fazer a disposição dos móveis funcionar nos cantos externos, deve ser um desafio!

6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

02. Um pouquinho das palmeiras-imperiais, que ficam na alameda central e são o cenário mais tradicional do lugar, mesmo depois de terem “perdido” um pouco sua imponência graças ao trocentos prédios que foram construídos ao redor…

6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

03. … e palmeiras-imperiais novamente pelo mesmo motivo da foto anterior! Nessa o céu tava lindão de fim da tarde!

6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

04. Ao redor de lá existe o Circuito Cultural Praça da Liberdade, que transformou antigas sedes do governo (hoje concentradas na Cidade Administrativa) em centros culturais. Esse prédio já foi a Secretaria do Interior do Estado e hoje é o Centro Cultural Banco do Brasil BH.

6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

05. E aqui temos o falso primeiro semáforo de Belo Horizonte! Essa informação é divulgada para enaltecer esse bonitinho histórico no cruzamento da rua Gonçalves Dias com a Avenida João Pinheiro, mas na verdade ele foi o segundo! Eu descobri isso quando trabalhava no Arquivo Público Mineiro e assisti a uma palestra sobre a praça, o primeiro na verdade era no outro extremo dela!

6 on 6 Julho: De Baixo Para Cima

06. E nosso lindíssimo Museu das Minas e do Metal, que até uns anos atrás ficava logo ao lado, no prédio Rainha da Sucata, mas que agora mudou para essa antiga Secretaria de Educação!

O Circuito Cultural Praça da Liberdade conta também com outros museus, centros culturais e atrações, lá no artigo da Wikipedia estão todos listados, quem vier pra cá me fala que mostro tudo! Agora não deixem de conferir os posts dos outros participantes do 6 on 6: Igor, Lucas, Maíra e Renatinha!

Participe do sorteio de 13 anos do blog!

  • 6 on 6 Agosto: Sombra » Sweet LulySweet Luly

    Em 06.07.2017 | Uau!! Deixou 298 comentarios, VIP!! | [Citar]

    […] natural da manhã” do que um efeito real, mas eu PRECISAVA colocá-la aqui! Primeiro que a Praça da Liberdade é meu lugar favorito no mundo, segundo que essa época de floração do Ipê Rosa deixa ela mais […]