1 ano de APM!!

Em 01.06.2010   Arquivado em Conservação-Restauração

APM

– Hoje fazem 365 dias desde que vivi meu primeiro dia de estágio no Arquivo Público Mineiro e, consequentemente, o meu primeiro dia de trabalho de verdade da vida. Logo que fui contratada eu fiz um post aqui contando o quanto tava empolgada e o que faria lá. Mas eu não imaginava que a partir desse dia viveria os 365 dias mais “montanha russa” da minha vida, porque esse ano de estágio foi mais cheio de altos e baixos do que vocês podem imaginar. Vou fazer aqui uma cronologia de tudo o que já passei lá dentro para chegar onde hoje eu cheguei e, sinceramente, se pudesse não sairia NUNCA MAIS!!

– Junho/2009 – Fui contratada e trabalhei na sala de digitalização por dois meses virando as fichas que haviam sido digitalizadas para o Arquivo Hélio Gravatá.
– Julho/2009 – Com pouco mais de um mês de trabalho, no dia 10, ganhei uma festinha de aniversário de alguns dos meus colegas de MEGA SURPRESA!! Foi um dos dias mais especiais de todos e eu finalmente me senti “em casa” lá.
– Agosto/2009 – Na segunda semana terminei com as fichas e desci para o laboratório de restauração para, enfim, executar um trabalho na minha área. Pouco mais de uma semana depois o “sonho acabou”: me subiram para a digitalização denovo (supostamente até outubro) para trabalhar no preenchimento do banco de dados do Arquivo Hélio Gravatá.
– Setembro a dezembro/2009 – Peguei o jeito do Hélio Gravatá e minha produção era altíssima!! Nesse período o entra-e-sai de estagiários no Projeto fizeram com que eu me tornasse amiga de verdade de algumas pessoas lá dentro. O Projeto continuou até o fim de dezembro e não sabiam se ia realmente acabar ou não, então continuei lá.
– Dezembro/2009 – Um corte de estagiários realizado pelo CIEE fez com que tomassem medidas desesperadas. Para que eu continuasse com minha bolsa me colocaram na vaga de estagiária da biblioteca de lá, ou seja, meu sonho de mecher com restauração mesmo tava quase impossível e eu pensei em sair. Mas conversando com váááááááárias pessoas vi que era melhor ficar, pelo menos até conseguir outro estágio que eu gostasse tanto quanto gosto de lá.
– Janeiro/2010 – Tirei meus 15 dias de férias e mais 1 semana de atestado médico por causa da minha cirurgia no pé. Quando voltou o projeto do Arquivo Hélio Gravatá havia sido prorrogado e uma surpresa me esperava: eu não iria para a biblioteca ainda e ficaria no Projeto. Sendo assim fizemos o teste do funcionamento dessa nova fase, eu ajudei a Diretora a definir o que era melhor e pegamos firme.
– Março/2010 – A biblioteca estava terminado de ser re-organizada, então eu fiquei no meio-termo: quando ia de manhã ficava lá, quando ia à tarde voltava pro Projeto. Nesse mesmo mês fui informada que as estagiárias do laboratório tinham saído do Arquivo e que assim que minhas funções terminassem eu iria para lá. Foi o dia mais feliz que eu tive naquele lugar, porque eu sabia que era pra valer. E aí terminei minhas funções.
– Abril/2010 – Fiquei uma semana na restauração de fotografia para ter o que fazer até ir para o laboratório que estava uma BAGUNÇA!! Fiz uma faxina e dei uma organizada geral lá. Fiz também orçamentos de materiais que estavam faltando e etc.
– Maio/2010 – O trabalho no laboratório começou, finalmente. E minha colega queriida Virgynia, que também faz Conservação e Restauração, mas tá no 3º período (um ano abaixo de mim) foi para o laboratório também. Com nós duas lá tem gente pondo aquele lugar pra funcionar praticamente em todos os horários durante a semana e nós duas, finalmente, estamos restaurando papel, e era o que a gente queria desde o início.

– Aliás, é o que eu quero até o fim, porque descobri que papel definitivamente é o que quero para mim e é o que tô estudando na faculdade. O Arquivo se tornou mais do que o lugar que faz com que eu receba um salarinho no meio do mês: é um lugar onde eu aprendo muuuuuuuito e onde eu estou melhorando não só como pessoa, mas como restauradora!!
Tenho que agradecer a todos que estiveram comigo lá no último ano, em especial ao Bruno, a pessoa mais amor puro desse mundo, Elisa e Alessandra que sempre me colocam para cima como profissional, à nossa “piriguete” Poly (que tá saindo de lá, feia!!) que sabe o que é não trabalhar no que quer e à Virgynia, que faz meus dias naquele laboratório muuuuuuito mais divertidos.
Espero poder crescer muito mais no ano de estágio que ainda posso fazer por lá e depois disso, bem… Seja o que Deus quiser!!

(mas se Ele quiser fazer um milagre e me deixar ficar por lá eu aceeeeeeeeeito!!)

  • Beca

    Em 01.06.2010 | Uau!! Deixou 70 comentarios, VIP!! | [Citar]

    Nossa Luly, já faz um ano? Eu me lembro de quando você entrou lá e colocou no subnick do msn “Dedos? Isso NON ECZISTE!” hahahahahaha
    Poxa, parabéns do fundo do meu coração por este estágio! Eu estou mega feliz em saber que agora você está na função que tanto lutou para ficar. E que esse próximo ano seja muito, muito melhor e gratificante do que foi o que passou!
    Beijos =*

    [Reply]

  • Poly

    Em 01.06.2010 | Uau!! Deixou 155 comentarios, VIP!! | [Citar]

    o tempo passa rápido demais!!! O_O
    Daqui a pouco minha cumadi vai ser conhecida como Dr. Hannah Heat
    xD
    Boa sorte aí!!!
    Bjuxxxxx

    [Reply]

  • Thais

    Em 01.06.2010 | Uau!! Deixou 26 comentarios, VIP!! | [Citar]

    é muito bom quando a gente é reconhecida e gosta do que faz no local de trabalho. eu sempre fiz estágio na área mas agora que eu tou começando a achar que eu vou ser realmente contratada. é uma emoção tao grande que dá vontade de me beliscar, pq é na empresa q eu queria trabalhar desde pequenininha na função que eu queria!
    beijos

    [Reply]